quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Governo do Estado afirma que Expoacre movimentou mais de 102 milhões em negócios

No ano passado o volume foi de R$ 57,9 milhões, este ano a feira de agronegócios apresentou um aumento de aproximadamente 78%

Na tarde desta quinta-feira (03), o governador Tião Viana e diretor-superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Mâncio Lima, realizaram uma coletiva de imprensa para divulgar o balanço de negócios fechados durante a Expoacre 2017.

Coletiva de imprensa sobre o balanço da Expoacre 2017/Foto: cedida.

Os setores bancários, de veículos, alimentação e bares, comércios e serviços, indústrias, leilões e produtos agrícolas tiveram um aumento considerável, comparados com o ano anterior, somente o setor de ambulantes que apresentou uma pequena queda na arrecadação de valores.

No ano passado o volume foi de R$ 57,9 milhões, este ano a feira de agronegócios apresentou um aumento de aproximadamente 78%, segundo o levantamento.
Os bancos sozinhos representaram neste ano R$ 49,2 milhões em negócios, sendo consolidados como os principais destaques da Expoacre. O setor da indústria aprece logo em seguida, com R$ 32,5 milhões. Já os veículos representaram R$ 7 milhões.

“O resultado foi muito bom, a vitória é de todos. O Sebrae inovou muito, onde o superintendente Mâncio Lima foi o principal apoiador e parceiro do governo nesse empreendimento, quando inovou na economia criativa a frente de oportunidades para gerações futuras e tudo isso foi fomentado durante a feira. Então só temos a agradecer aos nossos parceiros que fizeram do evento um grande balcão de negócios de forma bem mais positiva e grandiosa, em relação ao ano anterior”, disse o governador Tião Viana.

Mâncio Lima considerou a feira como um “divisor de águas” para o órgão, levou uma forma diferenciada de atendimento, estando presente em vários setores.

“O conceito do estande era de levar inovação aos nossos clientes. Queríamos mostrar que era possível vários negócios acontecerem no mesmo lugar. E graças ao empenho de toda a equipe, a cada ano o Sebrae entra com mais força dentro da Feira, com isso sabemos que no próximo ano o trabalho será dobrado para ser melhor que este, digo isso porque a participação do Sebrae teve um nível bastante elevado nos serviços oferecidos e estamos felizes com o resultado”, disse.
ALAMARA BARROS, DA CONTILNET03/08/2017 20:22:42

CONVOCAÇÃO


ESTADO DO ACRE
MUNICÍPIO DE TARAUACÁ
GABINETE DA PREFEITA

DECRETO Nº 92  DE  01  DE  AGOSTO  DE  2017.
 
A PREFEITA DE TARAUACÁ, no uso das atribuições que lhes são conferidas por Lei, em especial o art. 7º, da Lei no 847/2015, e 
CONSIDERANDO, o resultado final do Concurso Público de nº 001/2016, para provimento de vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior do Poder Executivo Municipal, homologado pelo Decreto de nº 17/2017, de 18 de janeiro de 2017, publicado no Diário Oficial do Estado no dia 24 de Janeiro de 2017 denº 11.980, fls. 60; torna pública a convocação para inspeção médica, entrega de documentos do candidato a seguir relacionado:                            
RESOLVE:
Art. 1º. Convocar, para o quadro de pessoal efetivo do Município, o servidor, para o cargo que foi classificado, o qual ingressará na referência, padrão e/ou classe inicial da respectiva carreira:
Agente Comunitário de Saúde (área VII)
Unidade de Saúde Marília Vieira de Lima Souza (corcovado)
Posição
Nº Insc.
Candidato
Vaga P.N.E
Vaga Afro
306205
Maria da Glória de Brito Gomes
Não
Não
Art. 2º. O candidato deverá providenciar, às suas expensas, os exames a seguir especificados: a) Avaliação cardiológica com ECG (eletrocardiograma) e Raio X de tórax, b) Avaliação Clínica com AST, ALT, Anti HB, Anti HBC, Anti HCV, Glicemia, Colesterol Total, Uréia, Creatinina e, c) Laudo Capacidade Física e Mental.
§ 1º. Após obter todos os laudos médicos nas especialidades supracitadas, o candidato deverá se dirigir à Junta Médica Oficial do Município, que será designada para esta finalidade, a ser sediada na Unidade Básica de Saúde “Joao Wanderlei da Silva”, situada na Rua Justiniano de Serpa s/no, no dia 14 de Agosto de 2017, das 13h às 17h. O candidato convocado deverá comparecer munido de todos os laudos exigidos, que deverão estar acondicionados em envelope com o nome do candidato e o cargo.
 § 2º. O candidato deverá comparecer para inspeção médica, munido de documento de identificação original, sendo assim considerado para esta finalidade, carteira expedida pelo Comando Militar, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos e outros); Passaporte Brasileiro; Certificado de Reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; Carteira de Trabalho; Carteira Nacional de Habilitação, de acordo com modelo aprovado pelo artigo 159, da Lei n° 9.503, de 23 de setembro de 1997
 § 3º. Por ocasião da inspeção médica, poderão ser solicitados novos exames, se necessário, para a conclusão do diagnóstico. Após a análise dos laudos comprobatórios, poderá ser emitido o Atestado de Sanidade e Capacidade Física e Mental do candidato. Caso o candidato deixe de entregar algum laudo médico não apresente outros exames solicitados pela inspeção médica oficial, não fará jus ao atestado de sanidade e capacidade física e mental, não sendo permitido a entrega, tampouco o recebimento de exames médicos fora do prazo estabelecido neste Edital.
 Art. 3º. Superada a fase de inspeção médica, o candidato considerado apto, deverá comparecer à Secretaria Municipal de Administração, situada na rua Juvêncio de Menezes, no 395, Centro, no dia 16 de agosto de 2017, das 08h às 12h e apresentar, conforme o caso, em original e cópia autenticada em cartório, os seguintes documentos: a) 2 (duas) fotos 3x4 recentes; b) Carteira de Identidade (original) e 1 (uma) cópia; c) CPF (original) e 1 (uma) cópia; d) Título Eleitoral (original) e 1 (uma) cópia; e) Certidão de que está quite com a Justiça Eleitoral (original); f) Certificado de Reservista (original) e 1 (uma) cópia; g) PIS ou PASEP (original) e 1 (uma) cópia, no caso de já ter sido empregado; h) Carteira de Trabalho (original) e 1 (uma) cópia (página com foto, qualificação civil e páginas de contratos); i) Última declaração do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) ou declaração de regularidade do CPF, junto à Receita Federal; j) Diploma de Conclusão de Nível Superior, requerido para o cargo, (original) e 1 (uma) cópia; k) Comprovante de Endereço atualizado (conta de luz, telefone ou outros) (original) e 1 (uma) cópia; l) Declaração que responde ou não a inquérito policial e a processo administrativo disciplinar (modelo disponível na Secretaria Municipal de Administração); m) Declaração de Acumulação de Cargo, Emprego ou Função Pública, participação em gerência ou administração de empresa privada, de sociedade civil ou exercício do comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário (disponível cópia na Secretaria Municipal de Administração, situado à rua Juvêncio de Menezes, nº 408); n) Declaração de Dependentes (modelo disponível na Secretaria Municipal de Administração) e o) Atestado de sanidade e capacidade física e mental, emitido pela Junta Médica (original), r) Auto-declaração dos candidatos que no momento da inscrição optaram pela cota de VAGA AFRO.
 Parágrafo único. O candidato não poderá deixar de apresentar qualquer dos documentos elencados neste artigo, será considerado inapto e exonerado incontinenti, ficando sem efeito a respectiva nomeação.
Art. 4º. Cumpridos todos os requisitos, o candidato deverá comparecer ao Gabinete da Prefeita, no prédio da Prefeitura de Tarauacá, no dia 18 de agosto de 2017, às 09:00 h., para o ato de posse.
Art. 5º. Este decreto entra em vigor nesta data, revogadas todas as disposições em contrário.


MARILETE VITORINO DE SIQUEIRA
Prefeita de Tarauacá

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tarauacá

CONVOCAÇÃO

ESTADO DO ACRE
MUNICÍPIO DE TARAUACÁ
GABINETE DA PREFEITA

DECRETO Nº 91  DE  28  DE  JULHO  DE  2017.
A PREFEITA DE TARAUACÁ, no uso das atribuições que lhes são conferidas por Lei, em especial o art. 7º, da Lei no 847/2015, e
CONSIDERANDO, o resultado final do Concurso Público de nº 001/2016, para provimento de vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior do Poder Executivo Municipal, homologado pelo Decreto de nº 17/2017, de 18 de janeiro de 2017, publicado no Diário Oficial do Estado no dia 24 de Janeiro de 2017 denº 11.980, fls. 60; torna pública a convocação para inspeção médica, entrega de documentos do candidato a seguir relacionado:
RESOLVE:
Art. 1º. Convocar, para o quadro de pessoal efetivo do Município, o servidor, para o cargo que foi classificado, o qual ingressará na referência, padrão e/ou classe inicial da respectiva carreira:
Agente Comunitário de Saúde (área III)
Unidade de Saúde Maria Hespanhol da Silva
Posição
Nº Insc.
Candidato
Vaga P.N.E
Vaga Afro
300548
Israel do Nascimento Castro
Não
Sim
Art. 2º. O candidato deverá providenciar, às suas expensas, os exames a seguir especificados: a) Avaliação cardiológica com ECG (eletrocardiograma) e Raio X de tórax, b) Avaliação Clínica com AST, ALT, Anti HB, Anti Hbc, Anti Hcv, Glicemia, Colesterol Total, Uréia, Creatinina e, c) Laudo Capacidade Física e Mental.
§ 1º. Após obter todos os laudos médicos nas especialidades supracitadas, o candidato deverá se dirigir à Junta Médica Oficial do Município, que será designada pera esta finalidade, a ser sediada na Unidade Básica de Saúde “Joao Wanderlei da Silva”, situada na rua Justiniano de Serpa s/no, no dia 14 de Agosto de 2017, das 13h às 17h. O candidato convocado deverá comparecer munido de todos os laudos exigidos, que deverão estar acondicionados em envelope com o nome do candidato e o cargo.
 § 2º. O candidato deverá comparecer para inspeção médica, munido de documento de identificação original, sendo assim considerado para esta finalidade, carteira expedida pelo Comando Militar, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos e outros); Passaporte Brasileiro; Certificado de Reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; Carteira de Trabalho; Carteira Nacional de Habilitação, de acordo com modelo aprovado pelo artigo 159, da Lei n° 9.503, de 23 de setembro de 1997
 § 3º. Por ocasião da inspeção médica, poderão ser solicitados novos exames, se necessário, para a conclusão do diagnóstico. Após a análise dos laudos comprobatórios, poderá ser emitido o Atestado de Sanidade e Capacidade Física e Mental do candidato. Caso o candidato deixe de entregar algum laudo médico não apresente outros exames solicitados pela inspeção médica oficial, não fará jus ao atestado de sanidade e capacidade física e mental, não sendo permitido a entrega, tampouco o recebimento de exames médicos fora do prazo estabelecido neste Edital.
 Art. 3º. Superada a fase de inspeção médica, o candidato considerado apto, deverá comparecer à Secretaria Municipal de Administração, situada na rua Juvêncio de Menezes, no 395, Centro, no dia 16 de agosto de 2017, das 08h às 12h e apresentar, conforme o caso, em original e cópia autenticada em cartório, os seguintes documentos: a) 2 (duas) fotos 3x4 recentes; b) Carteira de Identidade (original) e 1 (uma) cópia; c) CPF (original) e 1 (uma) cópia; d) Título Eleitoral (original) e 1 (uma) cópia; e) Certidão de que está quite com a Justiça Eleitoral (original); f) Certificado de Reservista (original) e 1 (uma) cópia; g) PIS ou PASEP (original) e 1 (uma) cópia, no caso de já ter sido empregado; h) Carteira de Trabalho (original) e 1 (uma) cópia (página com foto, qualificação civil e páginas de contratos); i) Última declaração do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) ou declaração de regularidade do CPF, junto à Receita Federal; j) Diploma de Conclusão de Nível Superior, requerido para o cargo, (original) e 1 (uma) cópia; k) Comprovante de Endereço atualizado (conta de luz, telefone ou outros) (original) e 1 (uma) cópia; l) Declaração que responde ou não a inquérito policial e a processo administrativo disciplinar (modelo disponível na Secretaria Municipal de Administração); m) Declaração de Acumulação de Cargo, Emprego ou Função Pública, participação em gerência ou administração de empresa privada, de sociedade civil ou exercício do comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário (disponível cópia na Secretaria Municipal de Administração, situado à rua Juvêncio de Menezes, nº 408); n) Declaração de Dependentes (modelo disponível na Secretaria Municipal de Administração) e o) Atestado de sanidade e capacidade física e mental, emitido pela Junta Médica (original), r) Auto-declaração dos candidatos que no momento da inscrição optaram pela cota de VAGA AFRO.
Parágrafo único. O candidato não poderá deixar de apresentar qualquer dos documentos elencados neste artigo, será considerado inapto e exonerado incontinenti, ficando sem efeito a respectiva nomeação.
Art. 4º. Cumpridos todos os requisitos, o candidato deverá comparecer ao Gabinete da Prefeita, no prédio da Prefeitura de Tarauacá, no dia 18 de agosto de 2017, às 09:00 h., para o ato de posse.
Art 5º. Este decreto entra em vigor nesta data, revogadas todas as disposições em contrário.

MARILETE VITORINO DE SIQUEIRA

Prefeita de Tarauacá

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tarauacá

PREFEITURA DE TARAUACÁ APRESENTA LOGOTIPO DO FESTIVAL DO ABACAXI


Tarauacá se consagra nacionalmente como “A Terra do Abacaxi Grande e da Mulher Bonita”, com a maior produção de frutos “in natura” que chega a pesar até 15 quilos. Em todo o país, não se tem conhecimento sobre a existência do produto dessa magnitude.

Valorizando esta consagração, a prefeitura de Tarauacá vai realizar mais um grande Festival do Abacaxi 2017. O maior evento do abacaxi do Estado que vai acontecer durante três dias. 

O festival promove o encontro entre os trabalhadores rurais, valoriza a cultura do abacaxi, incentiva a produção do produto e trás o resgate do maior festival cultural de Tarauacá. 

O evento é uma festa tradicional em Tarauacá e que aquece a economia local contando com um grande número de turistas. O Festival deste ano está programado para ocorrer nos dias 29, 30 setembro e 01 de outubro de 2017. 

Vale ressaltar que o Festival do Abacaxi foi resgatado em 2011 pela então prefeita na época, e hoje atual Prefeita Marilete Vitorino, quando haviam mais de 6 anos que a festa não era realizada. E novamente, a prefeita Marilete repete a mesma façanha e o traz de volta já este ano para a alegria da população.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tarauacá

CONCURSO BOMBEIROS DO ACRE: EDITAL ATÉ AGOSTO PARA NÍVEL MÉDIO! ATÉ R$3MIL!




O edital de concurso dos Bombeiros do Estado do Acre (Concurso Bombeiros Acre 2017) será divulgado em breve. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, o documento de abertura do certame será divulgado até a primeira quinzena de agosto. A expectativa é que o concurso ofereça 150 vagas para candidatos de ambos os sexos no cargo de Soldado.

A realização do concurso Bombeiros/AC 2017 já havia sido anunciado pelo governador Tião Viana durante um evento de premiação na semana do Corpo de Bombeiros Militar do Acre. A escolaridade a ser exigida neste concurso ainda não foi informada, mas o último concurso realizado, em 2012, o requisito para ingresso no cargo era de nível médio.

O Concurso Bombeiros AC 2017

Uma comissão do concurso já trabalha na abertura do concurso, e atualmente está na etapa da organizadora. De acordo com o Major Cláudio Falcão, a empresa Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), instituição ter realizado os últimos concursos dos Bombeiros do Acre, tem uma grande possibilidade de ser contratada.

Olho no teste físico

O Teste de Aptidão Física possui caráter eliminatório e tem por objetivo avaliar a agilidade, resistência muscular e aeróbica do candidato, consideradas indispensáveis ao exercício de suas atividades. Para participar desta etapa, foi necessário que os candidatos fossem aprovados na Prova Objetiva no quantitativo de 05 (cinco) vezes o número de vagas. Em caso de empate na última posição do quantitativo definido acima, todos os empatados nesta posição serão convocados.

Os exercícios físicos para a realização do Teste de Aptidão Física, com base no último curso realizado, foram os seguintes:

a) Resistência Muscular Localizada: Teste de apoio de frente sobre o solo e Teste de resistência abdominal em 1 minuto;

b) Resistência Cardiovascular: Teste de Corrida para homens – desempenho mínimo de 2.800 metros (Cooper) e Teste de Corrida para mulheres – desempenho mínimo de 2.400 metros (Cooper);

c) Teste de Força: Teste dinâmico de barra fixa com pegada em pronação para homens (Execução Dinâmica), Teste de barra fixa com pegada em pronação para mulheres (Execução Isométrica); e

d) Aptidão de Natação: Teste de Natação 100 metros Nado livre Cronometrado para homens – tempo máximo de 2min e Teste de Natação 100 metros Nado livre Cronometrado para mulheres – tempo máximo de 2min30seg.

A sequência dos Teste de Aptidão Física será a seguinte:

1º Flexão de Braço em Barra Fixa (Execução Dinâmica) para homens; Flexão de Braço em Barra Fixa (Execução Isométrica) para mulheres;

2º Teste de Apoio de frente sobre o solo;

3º Teste de resistência abdominal em 1 minuto;

4º Teste de Corrida para homens – desempenho mínimo de 2.800 metros e Teste de Corrida para mulheres – desempenho mínimo de 2.400 metros; e

5º Teste de Natação de 100 metros cronometrado nado livre para homens e mulheres.

Último Concurso Bombeiros AC

O último concurso dos Bombeiros/Acre aconteceu em 2012, quando contou com 250 vagas para o cargo de Soldado, sendo 200 para os homens e 50 para as mulheres. A organização do certame foi a FUNCAB.

De acordo com o edital, o salário chegava a R$1.717,81 durante o curso de formação dos Bombeiros, e R$2.244,81 após a conclusão do curso e ingresso no cargo. O concurso foi composto de prova objetiva, investigação criminal e social, teste de aptidão física, avaliação psicológica e avaliação médica e toxicológica.

A prova objetiva contou com Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia do Acre, Atualidades e Informática Básica. A Prova Objetiva foi aplicada simultaneamente nas cidades de Brasiléia/AC, Cruzeiro do Sul/AC, Rio Branco/AC, Sena Madureira/AC e Tarauacá/AC. A avaliação teve duração de quatro horas.

Foi considerado eliminado do certame o candidato que não obteve, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) dos pontos da Prova Objetiva e/ou obtiver nota 0 (zero) em qualquer uma das disciplinas.
Prepare-se com antecedência

Os interessados em concorrer a uma das vagas já podem iniciar os seus estudos, tomando como base o conteúdo programático do último concurso realizado. Confira os assuntos que devem ser mantidos para este concurso dos Bombeiros ACRE 2017.

LÍNGUA PORTUGUESA:

Compreensão de textos. Denotação e conotação. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Sinais de Pontuação. Classes de palavras e suas flexões. Coletivos. Verbos: conjugação, emprego dos tempos, modos e vozes verbais. Concordâncias: nominal e verbal. Regências: nominal e verbal. Emprego do acento indicativo da crase. Colocação dos pronomes. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia e figuras de linguagem. Funções sintáticas de termos e de orações. Processos sintáticos: subordinação e coordenação.

MATEMÁTICA:

Conjuntos: conceito, igualdade, classificação, pertinência, inclusão, operações de união, interseção e diferença. Sistema de Numeração Decimal e outras bases de numeração. Operações com números naturais. Problemas com as quatro operações. Expressões Numéricas. Divisibilidade. Múltiplos e Divisores. Números Primos. Fatoração. MDC e MMC e aplicações. Números Racionais: forma fracionária e forma decimal, operações e problemas. Medidas: unidades de medida (comprimento, massa, capacidade, superfície e volume). Grandezas Proporcionais: razão, proporção, regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples. Equações do Primeiro e do Segundo Grau. Noções de Geometria Plana: triângulos, quadriláteros, polígonos, semelhança, teorema de Pitágoras, áreas e volumes. Funções: tabelas, gráficos, estatísticas. Grau, quadrática, exponencial e logaritmos. Matrizes. Determinantes. Sistema Linear. Probabilidades.

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO ACRE:

O processo de ocupação das terras acreanas: a ocupação indígena, a imigração nordestina e a produção da borracha, a insurreição acreana e anexação do Acre ao Brasil. A chegada dos “paulistas” nas terras acreanas a partir dos anos 70 do século passado: êxodo rural, conflitos pela terra e invasões do espaço urbano. A evolução política do Acre: Território a Estado. Acre: desafios para um futuro sustentável. Geografia do Acre: Aspectos geográficos e ecológicos da Amazônia e do Acre. Formação econômica do Acre. Processo de anexação do Acre ao Brasil: tratados e limites. Municípios e populações do Acre: população e localização. Nova configuração do mapa. Microrregiões. Atuais municípios.

ATUALIDADES:

Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas. Globalização. Compreensão dos problemas que afetam a vida da comunidade, do estado e do país.

INFORMÁTICA BÁSICA:

Sistema operacional e ambiente Linux. Edição de textos, planilhas e apresentações em ambiente Linux. Sistema operacional e ambiente Windows. Edição de textos, planilhas e apresentações em ambiente Windows. Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet. Conceitos básicos,ferramentas, aplicativos e procedimentos de Intranet. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. Segurança da informação. Procedimentos de segurança. Noções de vírus e pragas virtuais. Noções de firewall. Aplicativos para segurança (anti­vírus, anti-spyware, etc). Procedimentos de backup.

Sobre os Bombeiros

A ideia de Bombeiro no Acre Com a instalação do Governo Provisório do Estado Independente do Acre, Luiz Galvez Rodrigues Arias – Chefe do Governo Provisório, através do Decreto nº 07, na data de 17 julho de 1899 que versava sobre vários departamentos, entre eles o de justiça, criou o Corpo de Bombeiros.

Os primeiros serviços de combate a incêndio A existência do serviço de extinção de incêndios é paralela a do serviço de Polícia. Em 01-01-1921, as Companhias Regionais de Polícias para aqui vieram com a missão de policiar a região e por ocasião dos incêndios, aquela tropa era acionada e, utilizando os meios que dispunha como: pá, enxada, balde d`água, areia e outros meios de fortuna, extinguiam as chamas e evitavam sua propagação, retiravam bens materiais e socorriam vítimas.

Teve como primeiro Comandante, o Major Duarte de Menezes – Comandante da Companhia Regional de Polícia do Alto Juruá. Origem Legal Constituição Estadual de 1º de março de 1963, que criou a Polícia Militar do Estado do Acre, instalada em 31 de março de 1974, substituindo a Guarda Territorial.

Fonte: http://noticiasconcursos.com.br/

Câmara de Tarauacá: Em Sessão Ordinária aprova um projeto do Executivo Municipal

O projeto foi aprovado por unanimidade

O Poder Legislativo do município de Tarauacá - Acre se reuniu na manhã desta quarta-feira, 02 de Agosto, para mais uma sessão ordinária. Após a leitura da ata da sessão anterior, o presidente Carlos Tadeu (PCdoB) colocou em votação o projeto na ordem do dia,  o projeto foi aprovado por todos os vereadores presentes na sessão.

Ao votar o projeto, os vereadores se mostraram bastante comprometidos com a população, em especial os servidores da Educação que diariamente vem desempenhando o seu trabalho com compromisso com o bem estar da população.

Estiveram presentes os vereadores, Raquel de Sousa (PT), Príncipe (PT), Janaína Furtado (REDE), Dolár (PSD), Lauro Benigno (PCdoB), Radamés Leite (PSB), Carlos Tadeu (PCdoB) e Ezi Aragão (PT) .
PROJETO DE LEI Nº. 13/2017, QUE "DISPÕE SOBRE O REAJUSTE SALARIAL LINEAR AOS SERVIDORES PÚBLICOS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE TARAUACÁ E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS". O projeto foi aprovado por unanimidade.
Da redação Tk News
Por, Carlos Lima

Fachin promete celeridade no inquérito contra Temer e o quadrilhão do PMDB

O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo, afirmou ontem que irá se manifestar rapidamente sobre as próximas etapas do inquérito contra Michel Temer, cuja admissibilidade da denúncia foi rejeitada pela Câmara dos Deputados; ainda ontem, em resposta a uma consulta de Fachin, o procurador Rodrigo Janot, pediu ao STF que Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência) sejam incluídos no inquérito que investiga o chamado "quadrilhão" do PMDB

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

CNH-E: A inovação digital dos documentos no Brasil

Por Fabiane Katayose

A partir de Fevereiro de 2018 os brasileiros terão uma nova forma de apresentar a CNH. Foi aprovada, 25 de Julho de 2017, a CNH Digital que recebeu o nome de “CNH-e” pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em uma nova Resolução Nº 684.

Com essa medida aprovada pelo Contran, os motoristas agora também têm a opção de apresentar a CNH Digital, que será chamada de “CNH-e”. Uma grande evolução para os brasileiros que estão acostumados a enfrentar grandes filas e muita burocracia para emissões desse documento.

Mas o que muda com o novo documento digital?

A maior vantagem é que todo o processo pode ser feito sem sair de casa. O cadastro deverá ser feito no Portal de Serviços do Denatran e, após o processo, basta assinar a solicitação com o seu certificado digital.

As pessoas físicas que já possuem o certificado para outras obrigações poderão utilizar o mesmo para esse serviço, como o caso de advogados, contadores, empresários, médicos, dentre outros. Já quem não possui o certificado poderá fazer o processo pelo Detran, como da CNH comum. A CNH-e será protegida por uma senha PIN e será identificada pelo QRCode ou certificado digital.

Outra grande vantagem é que caso você esqueça o documento físico em casa, a CNH-e estará no seu smartphone. Hoje, quem é flagrado sem a CNH impressa, é cometida infração leve: multa de R$ 88,38 mais três pontos na carteira. O sistema do Denatran ainda irá permitir o bloqueio da CNH-e, também com certificado, caso o smartphone seja perdido ou roubado.

O que você precisa saber sobre a CNH digital?
O documento impresso não perderá sua validade e não deixará de existir;
Com todos os processos de validação, será mais difícil a falsificação do documento;
Com certificação digital a CNH-e pode ser feita de qualquer lugar, até mesmo seu bloqueio;
Não será necessário internet caso tenha que apresentar a CNH digital.
No Portal Brasil, o Ministro das Cidades, Bruno Araújo destaca:
Estamos dando um passo à frente, desburocratizando o processo. Há um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade do documento. Com isso, quem esquece a CNH em casa, não estará sujeito à multa e pontos na carteira. Basta apresentar o documento digital.
Você sabia que além disso, atualmente, muita coisa pode ser feita no mundo digital, através da certificação? Como assinar e enviar documentos digitais, realizar transações bancárias via internet, enviar declarações fiscais, emissão de nota fiscal eletrônica e muito mais.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Marcus Alexandre seria governador hoje. Gladson tem que “invadir” a colina do PT, rever suas companhias e entender que simpatia não ganha eleição, diz cientista político

O cientista político Nilson Euclides da Silva, professor da Ufac estudioso de questões temáticas como voto e racionalidade, entende que o prefeito de Rio Branco, Maucus Alexandre (PT) seria governador do Acre se as eleições fossem hoje. O senador Gladson Cameli, diz o professor, deve escalar um colina íngreme se quiser virar o jogo até outubro de 201’8. A entrevista abaixo é uma das mais críticas já publicada sob a ponto de vista científico, e foi motivada pela pesquisa divulgada na noite desta segunda-feira, pela afiliada da Rede Record no Acre. Leia.

acjornal – Qual a sua leitura da pesquisa?

Nilson Euclides – Há desiquilíbrio muito forte a favor do Marcus Alexandre na capital, o primeiro e mais decisivo colégio eleitoral. São 18% que não se pode desprezar nunca. A diferença que Gladson tem no interior não é suficiente para que ele fosse eleito se as eleições fosse hoje. Esse cenário é mais ou menos o que a pesquisa da Delta mostrou em março. E revela o quanto é errado dizer que o PT tá morto ou que vai ganhar a eleição só por que tem sobrenome Cameli.

acjornal – Quais os erros do Gladson?

Nilson Euclides – Política se faz todo dia. Não é inteligente ficar posando ao lado de um presidente que tem menos de 3% de aprovação e ainda ficar agredindo senadora numa votação, num gesto extremamente antipopular. Para com isso ! Tem que fazer a sua política. Larga o Temer pra lá, rapaz. Desse jeito, só vai sustentar a base de corrupção como sempre foi. Qualquer político que tem responsabilidade com sua história política não se junta a grupos que compram deputados. Tem que votar de acordo com sua consciência, em propostas progressistas capazes de fazer reformas estruturais que o país tanto precisa. Mudanças no conceito da política trabalhista e previdenciárias são necessárias, mas não nos moldes que essa quadrilha está fazendo.

acjornal – Quem tem a missão mais difícil?

Nilson Euclides – Será uma eleição polarizada. Pela primeira vez, a oposição tem um candidato forte, com chances de chegar, desde 20 anos atrás com o advento do MDA. O Gladson tem liderança natural, mas o problema da oposição é sempre o mesmo. O senador precisa invadir a colina do candidato do PT (capital), que construiu uma aceitação consolidada, um índice de aprovação altíssimo que beira 60% entre ótimo e bom.

Acjornal – E se a eleição fosse amanhã?

Nilson Euclides – A tendência é que Marcus Alexandre fosse eleito, a menos que apareça uma pasta rosa, um dossiê, sei lá, capaz de complicar a vida dele. O candidato do PT construiu sua base toda na capital. Em tese, é mais fácil que ele, Marcus, conquiste o interior, com a máquina na mão, e consolidar esse índice de aprovação. Apesar da buraqueira, é uma tarefa difícil para o Gladson tirar voto do PT em Rio Branco. Sem contar que a gestão do PT aqui em Rio Branco está guardando investimentos que vão aparecer com maior ênfase nas prévias da eleição. Mas, obviamente, ele precisa avançar em cidades como Quinari, Tarauacá, Feijó. Sena Madureira.

acjornal.com – E Cruzeiro do Sul?

Nilson Euclides – Gladson viria com votação expressiva no Juruá, mas se ele perder votos em colégios eleitorais consideráveis, fica difícil. Com esse empate técnico, meio por cento dá a vitória a qualquer um. É um trabalho árduo, mas não impossível.

acjornal – Simpatia vence eleição?

Nilson Euclides – É mais fácil, do ponto de vista estratégico e eleitoral, o PT avançar sobre a oposição no interior. Acho que Marcus tem uma planície pela frente. O Gladson vai precisar escalar uma colina. A Frente Popular deve estar comemorando esses números, embora seja cedo ainda. O Gladson deve cuidar da sua campanha. Mas tem Lava jato no encalço dele. Esse negócio de votar com o governo Temer é perigoso também. Tem que parar com isso. O Temer tira voto de qualquer um hoje em dia. O candidato do PP tem que fazer candidatura focada no trabalhador. A gente conversa com ele, tá tudo bem. Mas há um vazio de idéias. Ter simpatia, tudo bem, é bom sorrir para o povo, mas chega a hora que é preciso falar o que você quer. Ser bem humorado influencia. Ser boa pinta, também. Mas pra mudar o jogo é preciso ter conteúdo.

acjornal –

Nilson Euclides – É complicado. Não dá pra mudar o jogo ouvindo Luiz Calixto, Alércio Dias e Osmir Lima. Parou, né? Aí não dá. O Osmir era ajudante de ordens do Tião Viana até ontem. Tem que botar gente de nível, capaz de sentar com o candidato orientar pra vencer.
Qual deve ser o perfil do Gladson?
O Bittar não trocaria uma candidatura bem avaliada para o Senado. O Alan não agregaria votos. Não sei se a Sinhazique poderia acrescentar. Ela seria a opção se a escolha fosse uma mulher.

acjornal – O que a oposição deve comemorar hoje?

Nilson Euclides – Apenas o fato de, se as eleições fossem agora, faria um senador. Nada mais que isso. Uma vaga é do Jorge Viana, e isso me parece irreversível. O Márcio Bittar seria o dono da segunda vaga.

acjornal – Por que Gladson Cameli é tão popular nas redes sociais?

Nilson Euclides – Olha, rede social não é parâmetro, nem termômetros. Na Internet, tudo é hiper dimensionado. O dado mais concreto e preciso vem das pesquisas. Eu gosto de ver a disputa polarizada. Comentários apaixonados não agregam.

acjornal – Como fica o Bocalom e sua proposta de candidatura alternativa pela oposição?

Nilson Euclides – O Bocalom perdeu o bonde da história. Inbsiste numa candidatura majoritária que não tem a menor chance de vitória. Ele deveria arriscar uma candidatura legislativa. Pra deputado estadual. Federal, talvez. As coisas estão polarizadas entre Marcus e Gladson, e fim de papo. Também não se leva a sério a candidatura de Nazaré, Zen e Emylson. Isso é bobagem. Nazaré sempre foi uma incógnita. Emylson nunca foi secretário de Segurança, e sim eterno candidato.
AC Jornal

PREFEITURA DE FEIJÓ ANUNCIA AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DO FESTIVAL DE PRAIA 2017


Com a orla do rio Envira totalmente limpa, barraqueiros, já começam a montar tendas para atender o público esperado de quase 20 mil pessoas que devem participar da 18º edição do Festival de Praia do município de Feijó, que começa na sexta-feira, (11) e segue até dia 13.

Considerado um dos maiores eventos de praia de água doce da região, o festival, além de ser um momento de diversão, é uma oportunidade de crescimento econômico do comércio local.
De acordo com o prefeito de Feijó, Kiefer Roberto, a programação é extensa e foi feita para agradar a todos os públicos. “Temos várias programações, cantores nacionais, show regionais, com as bandas; Boca Mel, Trio Furacão, Top Five, Químicos e Álamo kário, Arregaçaê, além de corridas de motocross, vôlei de praia, festival de músicas; enfim, vai ser uma temporada diferenciada, com uma extensa programação. ’’
Além de divulgar a cultura local, o evento é uma alternativa que os donos de barracas de vendas têm para obter mais lucros. As coleguinhas, como são conhecidas disse a nossa reportagem, estarem entusiasmadas com a realização do evento e esperam faturarem uma boa grana para cobrir os prejuízos do ano passado, declarou.
O Departamento de Turismo e Meio Ambiente da Prefeitura de Feijó já estar trabalhando na limpeza da praia e instalação de banheiros químicos e recipientes para coletas de lixos.
Segundo a diretora de Meio Ambiente do município, Matildes de Araújo, a interação entre meio ambiente e diversão, a atração deve contar com a presença de voluntários na coleta de lixo e contenção de banhistas, por via e faixas nas áreas preservadas.
fonte  www.feijo24horas.com

Tarauacá: Sessão Ordinária desta terça-feira marca o retorno dos parlamentares as suas atividades legislativas

Câmara retomou hoje, terça feira, 01 de agosto, as suas atividades legislativas após um mês de recesso dos parlamentares

A Câmara Municipal de Tarauacá retomou hoje, terça feira, 01 de agosto, as suas atividades legislativas após um mês de recesso dos parlamentares. A sessão ordinária aconteceu às 9 horas sob o comando do presidente, vereador Carlos Tadeu (PC do B) com os debates e as proposições dos parlamentares em defesa da população pautou a sessão de inicio dos vereadores. Durante o período do recesso parlamentar a área Administrativa da Câmara funcionou normalmente. 

Foram colocados dois projetos em apreciação, de autoria do Executivo municipal, ambos aprovados por unanimidade, um deles é o projeto adicional que autoriza o reajuste aos servidores da Educação da rede municipal. 
Estiveram presentes os parlamentares.
ANTÔNIO ARAÚJO

LAURO BENÍGNO

NASSO KAXINAWÁ

JANAÍNA FURTADO
CARLOS TADEU

RAQUEL DE SOUZA

DIÓGENES FERNANDES

RADAMÉS LEITE

EZI ARAGÃO
VEREADORES QUE NÃO COMPARECERAM (AUSENTES), VALDOR DO Ó E VÉINHA DO VALMAR.
Por: Carlos Lima/redação