domingo, 6 de agosto de 2017

Tarauacá: sempre com um povo alegre.







Saiba como está a cidade de Tarauacá neste mês de Agosto de 2017. É uma cidade alegre e animada.

Senador Jorge Viana esteve em Tarauacá neste sábado.


O senador Jorge Viana esteve em Tarauacá neste sábado (05) e fez uma pequena reunião com a nova diretoria do PT e outros partidos para saber como está sendo a política local e estadual.
Ele ouviu alguns membros e depois reforçou o seu ponto de vista da política nacional e estadual e disse o que pensa para 2018.
Segundo o Jorge Viana o partido se apresenta com quatro pré-candidatos a governo e dois pré-candidatos ao senado da república incluindo seu nome e do deputado Ney Amorim.
Após a reunião ele agradeceu a todos e foi visitar outras lideranças política local.

TARAUACÁ: MORRE A SERVIDORA DA EDUCAÇÃO, MARIA PEDROSA


Faleceu neste sábado (5), às 20 horas, em Rio Branco, a servidora da Rede Estadual de Educação, Maria Pedrosa Morais, 50 anos. Maria, que estava UTI do Hospital de Urgência e Emergência teve uma parada cardíaca e não resistiu.

Seu corpo que está sendo transladado para Tarauacá nesta manhã será velado na Residência da sua Mãe dona Francisca, localizada na Rua Floriano Peixoto n° 256, em frente a maternidade. O sepultamento está previsto para acontecer as 17 horas de hoje, no Cemitério São João Batista.

FEIJÓ: ÔNIBUS INCENDIADO MARCA A NOITE DE SÁBADO NO MUNICÍPIO


População do município de Feijó viveu uma noite muito tensa, neste sábado, 5 de agosto, em função de ataques das facções criminosas em represália às ações do governo estadual de combate a criminalidade.

Bandidos tocaram terror na cidade, incendiando um ônibus e uma tentativa de incêndio num posto de saúde da prefeitura, um veículo que estava na residencia de um agente penitenciário. No caso do agente, o mesmo reagiu e mandou bala no bandido que encontra-se hospitalizado, ferido gravemente.
A polícia militar entrou em ação e prendeu suspeitos, apreendeu armas de fogo e drogas.

Com informações do site acrefeijonew.blogspot.com

TARAUACÁ: INCÊNDIO, SUPOSTAMENTE CRIMINOSO EM RESTAURANTE, É CONTIDO POR HOMENS DO CORPO DE BOMBEIROS

Um incêndio no Ouro Restaurante localizado na região central da cidade de Tarauacá, mobilizou homens e viaturas do corpo de bombeiros na noite deste sábado, 5 de agosto em Tarauacá.

sábado, 5 de agosto de 2017

SINTEAC reúne com SIMTAR para tratar de assuntos referentes a retirada de gratificações e direitos dos servidores municipais


Na manhã desta quinta-feira(03), estiveram reunidos os dirigentes do Sinteac - Sindicato dos Trabalhadores em Educação, juntamente com a diretoria do Simtar - Sindicato dos Trabalhadores da Administração Municipal, que agrega todas as demais secretarias do município para discutirem assuntos referentes a retirada de gratificações e direitos dos trabalhadores do município de Tarauacá.

Recentemente a administração municipal tomou algumas medidas que retira algumas gratificações dos servidores municipais das diversas secretarias, afetando diretamente a vida destas pessoas, pois a grande maioria recebe em média seus proventos equivalente a um salário mínimo, já com complementação. A maioria desses servidores pagam sua cesta básica com essa gratificação, pois além de ter compromisso com financiamento de casa, muitos deles pagam faculdade para seus filhos.
“Entendemos que se a prefeitura tomou essas medidas, poderia  antes ter dialogado com o sindicato representante da categoria, para juntos encontrarmos uma alternativa, e não tomar essas medidas de forma autoritária”, disse Gleicimar Medina presidente do SIMTAR.

“Agora ficou difícil: retiraram as gratificações e horas extras até dos coveiros. Como esses irão trabalhar nos finais de semana, se porventura alguma pessoa vir a óbito? O fato é que ninguém agora pode mais morrer nos finais de semana, só durante a semana, ou seja, de segunda a sexta, caso contrário não terá nenhum coveiro para atender as pessoas”, ressalta a vice-presidente do SIMTAR Marnilsa Martins. 

“Medidas nesse sentido é que tornam uma administração descompromissada difícil de ter credibilidade. Em relação aos trabalhadores em educação, já havíamos feito um acordo na negociação de data-base, ocorrida ainda no inicio do mês julho deste, onde a prefeitura se comprometeu a não mais tomar essas medidas, e sim de abrir um diálogo com os trabalhadores, para avaliar cada situação e uma forma de regularizar essas gratificações”, disse o presidente do SINTEAC Lauro Benigno.

Já o sindicalista Eurico Paz, finalizou sugerindo uma reunião com a gestão municipal para tentar resolver esse e outros impasses, salientando que caso não seja encontrado uma solução, acionar a assessoria jurídica dos sindicatos para que se busque um entendimento jurídico acerca desses problemas.

CASTELO HOLLYWOOD CONSTRUÍDO NO ACRE SERÁ INAUGURADO NESTE MÊS

O Castelo Hollywood que foi erguido na cidade de Feijó (AC) entrou na fase de acabamento e vai será inaugurado neste mês. A informação foi confirmada pelo proprietário do empreendimento o médico, Rosaldo Aguiar. Segundo ele, faltam apenas alguns ajustes para que o imóvel seja devidamente inaugurado e aberto à visitação do público.
Doutor Baba, como é popularmente conhecido, comentou que a inauguração ocorreria no dia do seu aniversário, 13 de agosto, mais por conta da madeira importada de outro estado para a concepção do forro e outros materiais, a data foi adiada. Porém, segundo ele, os visitantes e turistas que marcarão presença no “Festival do Açaí”, que acontecerá entre os dias 11 a 13 deste mês, poderão visitar as instalações externas do Castelo.
O espaço se tornou, nos últimos meses, assunto principal nas rodas de conversa da cidade. O Castelo construído nas redondezas da cabeceira do Rio Envira, manchetou não somente os jornais locais e até dos Estados Unidos, terra oficial da Hollywood.
A estrutura que foi erguida em plena floresta Amazônica tem por objetivo prestar homenagens à terra do cinema mundial. O terreno da Hollywood do Acre é de seis hectares e fica localizado na BR-364, sentido Feijó-Tarauacá. A concepção do Castelo surgiu com um sonho não realizado de Rosaldo em ser ator. Nascido no seringal, ele viu naquele espaço uma oportunidade única de juntar a paixão pelo cinema e o amor pelo meio ambiente, ou seja, pelas belezas naturais.
Mesmo com a data alterada, Rosaldo promete uma grande festa com sorteio de brindes aos visitantes. Entre os prêmios uma bicicleta, ventilador, galo indiano e até um boi. O evento de inauguração que acontecerá em breve promete ser mais do que glamoroso, um “filme” com um sonho real.
fonte  Com informações NewsRondônia.

Com a presença de Ratinho e Celso Portiolli, Havan inaugura loja no Acre com 200 empregos




Com a presença de autoridades locais e as celebridades nacionais, os apresentadores de TV, Carlos Massa, o Ratinho, e Celso Portiolli, a Havan inaugurou sua centésima loja no Brasil em Rio Branco, no Acre.

A loja foi aberta às 8h para autoridades locais e convidados. Às 10h foi aberta ao público.

Celso Portiolli e Ratinho caminharam pela loja, posaram para fotos com os fãs e conversaram com a imprensa.

“Um prazer estar no Acre. É a primeira vez que venho aqui. Rio Branco é uma cidade muito organizada, mais do que eu imaginava. Recomendo o Acre para o Brasil”, disse Ratinho.

“Obrigado pelo carinho, Rio Branco. Uma cidade muito simpática. Obrigado”, agradeceu Portiolli.

A Havan está localizada na Via Verde, em frente ao Makro, em uma área de 15 mil metros quadrados. A loja possui 500 vagas de estacionamento gratuitas, esteira rolante e área de alimentação. São 200 empregos diretos gerados.

Entre os mais de 100 mil produtos oferecidos pela rede estão cama, mesa, brinquedos, utilidades domésticas, eletroeletrônicos, ferramentas e decoração.

O investimento é de R$ 40 milhões.

Da inauguração também participaram o governador Sebastião Viana e o prefeito de Rio Branco, Marcus Viana. Eles foram recepcionados pelo proprietário da rede Havan, Luciano Hang.


 Luciano Tavares, da redação ac24horas  05/08/2017  10:29:57

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Com aval de Marina, Rede convida presidente da OAB/AC para ser candidato a governador


Com o aval de Marina Silva, a Rede Sustentabilidade convidou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Acre, Marcos Vinicius Jardim Rodrigues, para ser candidato a governador pela legenda. É o segundo nome da Rede especulado nos bastidores. Já houve quem falasse em Toinho Alves, jornalista e conselheiro de Marina Silva, para a disputa majoritária.

No momento, o nome do presidente da OAB é o sonho de consumo da Rede porque agrega uma instituição forte e respeitada e traz qualidade ao debate. Para a Rede, uma chapa formada por Marcos Vinicius, candidato a governador, e Minoru Kimpara, senador, seria o ideal.

O presidente da OAB gosta do flerte com a Rede, mas ainda não respondeu se quer um relacionamento sério. Sem saber que Marcos Vinicius tem uma cabeça mais neoliberal e oposta a várias idéias de Marina, embora pela figura dela possua admiração, a Rede já planeja um ato simultâneo de filiação e lançamento de pré-candidatura de Marcos.

“Eu fico feliz pelo convite. Já recebi outros convites de outros partidos também”, diz o presidente da OAB, que parece estar inclinado a dar um não como resposta à Rede Sustentabilidade.

Luciano Tavares, da redação ac24horas 04/08/2017 13:42:36

Um Abacaxi belo só é visto em Tarauacá

Imagem desse Abacaxi foi registrada durante um evento realizado pelo Governo do Acre no município, realizado no auditório do SINTEAC, Foto: Carlos Lima 

TARAUACÁ: Governo beneficia agricultores do município com investimentos de R$ 14 milhões


Em uma manhã ensolarada de verão amazônico e um espaço cheio de agricultores esperançosos, o governador Tião Viana lançou o Plano Agrícola para Tarauacá. São R$ 14 milhões para fortalecer as cadeias produtivas da borracha, mel, açaí, suinocultura, horticultura, fruticultura e piscicultura.

As 2.678 famílias beneficiadas com os trabalhos programados para este ano terão a oportunidade de um crescimento e valorização de sua dignidade. “Ninguém é capaz de parar um povo que é dedicado ao plantio e à criação”, afirmou o governador Tião Viana, levando a mensagem dos bons exemplos de um Acre produtivo.

“O plano é um instrumento de gestão organizado pela Secretaria de Estado Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) e reúne todos os investimentos e ações programados para 2017 no município”, explica João Thaumaturgo Neto, titular da Seaprof. O planejamento é entregue às autoridades municipais e apresentado aos produtores.

Ele engloba os aportes destinados ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município, ao Plano de Desenvolvimento Comunitário (PDC) e às ações de extensão indígena, consistidas na realização de oficinas de produção sustentável, elaboração de subprojetos e implantação de casas de vegetação.
Zona rural com dignidade

“Com essa ação, venho dividir uma oportunidade de futuro para Tarauacá. Garantimos R$ 14 milhões para o município de uma vez, para que possamos plantar e criar. Nosso desafio é transformar esse investimento em qualidade de vida”, continuou o governador.

O sentimento do governador é o mesmo da população beneficiada. Leandro Freitosa, morador e líder na comunidade do Polo Agroflorestal Bom Destino, que relata as mudanças que vêm ocorrendo nos últimos anos. “Nós evoluímos muito na fruticultura e principalmente na piscicultura, que é garantia do produtor se alimentar e sair da miséria”, explicou o produtor.

Ele fez questão ainda de afirmar o quanto ele e seus companheiros se sentem gratos aos últimos governos. “Há 16 anos, o governo do Estado tem olhado para o agricultor e nos fez acreditar que somos cidadãos como qualquer outro. O governo Tião Viana dá a oportunidade e a dignidade para o trabalhador rural”, concluiu.
Apoio parlamentar

A gestão de um estado é feita com parcerias e união entre os poderes. Presentes à solenidade, deputados estaduais e federais fizeram questão de reafirmar apoio ao governo do Estado e à luta, no Congresso Nacional e Assembleia Legislativa, em favor dos trabalhadores rurais.
O que eles disseram:

“Esse investimento de R$ 14 milhões em Tarauacá não é pouca coisa. O Plano Agrícola para os 22 municípios ultrapassa os R$ 90 milhões. Com o governador Tião Viana, eu confio no trabalhador rural.” – Léo de Brito, deputado federal

“O governo Tião Viana verdadeiramente decidiu investir dinheiro onde está a população que produz o alimento para nós na cidade. Há 30 anos, os governadores não olhavam para o produtor. Quando a gente reivindicava melhorias, eles mandavam era a polícia. Hoje trazemos investimentos.” – Moisés Diniz, deputado federal

“Em Brasília, o governo federal está destruindo os direitos dos trabalhadores. Nós vamos continuar na luta e na defesa da população rural. Aqui no Acre, o governo Tião Viana segue investindo e acreditando no trabalhador.” – César Messias, deputado federal

“Amanhecer numa sexta-feira dessas aqui em Tarauacá, anunciando R$ 14 milhões, não é pouca coisa. Em seus últimos anos de governo, Tião Viana não para de apoiar o agricultor.” – Lourival Marques, deputado estadual

“Todos estão aqui hoje porque têm esperança e acreditam que o governo está apoiando a melhoria de vida dessa cidade. Nós não podemos deixar de reconhecer que o governo do Tião Viana tem muito compromisso com o setor rural.” – Jenilson Leite, deputado estadual

“Hoje temos que ver este ato de governo com gratidão. O investimento dá garantia a quem produz de que ele vai vender e ter sua renda.” – Jesus Sérgio, deputado estadual.

Secom/Acre

LULA: TEMER GASTOU R$ 14 BI PARA FICAR NO PODER E QUER ECONOMIZAR NO 'FEIJÃO DO TRABALHADOR'

Ex-presidente Lula criticou duramente a compra de parlamentares feita por Michel Temer que resultou na sua anistia ao crime de corrupção passiva; "O gasto que eles querem cortar não é o gasto com eles, é o gasto com o povo. Porque o seu Temer, que estava fazendo economia, gastou com 267 deputados R$ 14,2 bilhões para ficar no poder", disse; "Que economia é essa? Em cima do feijão, dos direitos dos trabalhadores?", perguntou; ele também demonstrou animação para disputar a Presidência em 2018; "Se eu estou animado desse jeito, porque vocês vão desanimar? Nós aprendemos que esse país pode ser diferente, e já sabemos que nós podemos fazer diferente", disse Lula
https://www.brasil247.com/

Pedido de demissão: 8 perguntas e respostas

O processo de desligamento do profissional é um momento delicado, tanto para a empresa como para o colaborador. É uma situação que envolve muitos sentimentos, às vezes bons, às vezes nem tanto. Porém, é preciso distinguir que existem duas formas de desligamento: o solicitado de forma espontânea pelo colaborador (pedido de demissão) e também o que é realizado pela empresa, isto é, a demissão forçada.

Para as duas formas de desligamento há regras específicas e, por isso, geram muitas dúvidas aos profissionais de Recursos Humanos, empregadores e empregados. Quais são os direitos e os deveres? Como finalizar o processo tendo a certeza de que está cumprindo com a legislação?

Se você também não domina o assunto, este post é para você. Pensando em esclarecer essas e outras dúvidas, elaboramos este artigo. Aqui, você entenderá tudo que precisa saber sobre pedidode demissão. Existem vários tipos de pedido dedemissão, detalhes que pontuam o processo, bem como direitos e de deveres, de ambos os lados. Confira!
Pedido de demissão
O pedido de demissão é o ato (documento) pelo qual o colaborador solicita a rescisão do seu contrato de trabalho com a empresa contratante. Possuindo a certeza de que deseja se desligar da empresa, o colaborador deverá entregar a carta ou documento à empresa. Ele servirá como um aviso e, por isso, precisa ser entregue com antecedência.

O aviso é necessário, pois é através dessa comunicação que o RH ou o empregador terá condições de procurar alguém para o cargo até então ocupado pelo empregado. Assim, o negócio da empresa não é prejudicado, visto que o desligamento não foi uma surpresa.

Esse período de antecedência deve ser de 30 dias. É o conhecido aviso-prévio. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é clara quando estabelece que se o colaborador sair do trabalho sem avisar o empregador, o mesmo deverá indenizá-lo no valor de um salário pelos prejuízos decorrentes do seu pedidode demissão sem aviso-prévio.

Ainda está com dúvidas? Confira abaixo as perguntasmais corriqueiras sobre os pedidos de demissões. Assim, empregado e empregador saberão como agir em cada situação.
1. A empresa é obrigada a aceitar o pedido dedemissão?
Os direitos são iguais para empregado e empregador. Isto é, assim como a empresa tem o direito de desligar um colaborador sem que o mesmo recuse, a empresa é obrigada a aceitar o pedido de demissão, desde que respeitadas a legislação vigente.
2. Ao solicitar demissão, o colaborador precisa trabalhar os 30 dias do Aviso-Prévio Trabalhado?
Sim. Da mesma forma como na dispensa por parte da empresa, o colaborador precisa cumprir os 30 dias de aviso-prévio.

A CLT estabelece que o profissional tem seu contrato de trabalho por tempo indeterminado, isto é, sem uma data para término. Assim, para que a rescisão não tenha multa é necessário o aviso-prévio.

No caso de pedido de demissão sem o cumprimento do aviso prévio de 30 dias, a empresa poderá descontar o valor correspondente a um salário de suas verbas rescisórias, de acordo com o artigo 487 da CLT.
3. O colaborador pode pedir dispensa do cumprimento do aviso-prévio?
Sim. O colaborador pode pedir a dispensa do aviso-prévio, mas essa autorização diz respeito aos 30 dias de trabalho e não ao desconto do aviso. Isto é, o colaborador pode não cumprir o aviso-prévio, mas poderá ter o valor referente a esses dias descontados.

Por lei, a empresa tem o direito de descontar, embora possa abonar o desconto, assim como deveria pagar o valor caso ela solicitasse o desligamento. Assim, é facultado ao empregador o desconto já que ele pode dispensar e não descontar.
4. Quais são os direitos do colaborador que pededemissão?
O colaborador que pede demissão tem seus direitos assegurados pela CLT, que são irrenunciáveis. Confira:
Saldo do salário do mês trabalhado;
Saldo das férias do mês trabalhado;
13º salário proporcional;
Férias proporcionais;
Férias vencidas, caso houver;
Caso tiver direito, comissões, banco de horas, horas extras, etc.
Contudo, na rescisão, os descontos serão tributados normalmente, como o INSS e o IRRF, por exemplo. Os descontos terão como base o contrato de trabalho e a Convenção Coletiva.

Na rescisão poderá haver o desconto do aviso-prévio, caso o colaborador não cumpra o Aviso Prévio Trabalhado.

Para as demissões de colaboradores com mais de um ano de empresa, a rescisão deve ser homologada no Sindicato da Categoria. A presença do funcionário é obrigatória, bem como de um representante da empresa. Na ocasião, deverão comprovar os pagamentos corretos da rescisão, assim como dos FGTs mensais e demais obrigações.
5. Qual o prazo para esse pagamento?
O período para pagamento da rescisão pela empresa é o mesmo em casos em que o funcionário pede ademissão. Assim, será de até um dia útil no caso de cumprimento do aviso prévio e até 10 dias corridos, a contar do dia do pedido de demissão, sem o cumprimento do aviso-prévio.

Não havendo o pagamento dentro do prazo, haverá multa ao empregador, referente a 160 BTNs em valor equivalente ao seu salário, havendo exceções.
6. Em contrato de experiência, é possível pedirdemissão?
O pedido de demissão durante o curso do contrato de experiência também pode ser solicitado. Neste caso, o desconto que a empresa fará será da metade dos dias que restam para o término do contrato, conforme o artigo 480 da CLT.

Exemplo: Caso faltem 10 dias para o término do contrato de experiência, o colaborador que solicitou ademissão receberá o saldo do salário, 13º e férias proporcionais. Assim, o empregador descontará 5 dias em referência ao rompimento do contrato de experiência.

Mas, se a solicitação ocorrer na data do término do contrato, não haverá desconto algum e não será necessário cumprir o aviso-prévio. Isso por que o contrato tinha um prazo e foi encerrado no prazo deste.
7. Gozando de férias, o colaborador pode solicitar suademissão?
Não. Durante o período de férias, o colaborador não pode solicitar sua demissão. Porém, assim que retornar, além de solicitar, ele pode ser liberado do cumprimento do aviso-prévio, podendo ter descontado o valor referente aos dias.
Contudo, é preciso observar o que diz a convenção coletiva de trabalho, pois existem sindicatos que facultam ou dispensam o cumprimento do aviso-prévio.
8. Como fica o FGTS e o seguro desemprego?
No pedido de demissão, o colaborado não tem direito a sacar o FGTS, mas os valores depositados mensalmente ficam na conta do PIS, rendendo juros. O saque só poderá ser realizado em algumas situações, como a compra de uma casa própria, aposentadoria, entre outros.

O seguro desemprego também não pode ser solicitado em casos de pedidos de demissão.

Fonte: Jornal Contábil - Via metadados

Recordar é viver..

A cavalgada da ex-Tarauacá.Só nos restam saudade e nada mais...

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Polícia Militar uma moto que havia sido roubada há 6 dias em Tarauacá

Nesta quinta feira, 3 de agosto, a Polícia Militar recuperou mais uma moto que havia sido roubada em Tarauacá, uma modalidade de crime que já está se tornando muito comum no município.

Uma Bross de cor preta foi levada há cerca de seis dias, do Bairro Ipepaconha. Hoje, os policiais a encontraram num matagal localizado às margens da estrada do Igarapé Preto. O proprietário Jair Alves Santos foi buscar seu meio de transporte.

Governo do Estado afirma que Expoacre movimentou mais de 102 milhões em negócios

No ano passado o volume foi de R$ 57,9 milhões, este ano a feira de agronegócios apresentou um aumento de aproximadamente 78%

Na tarde desta quinta-feira (03), o governador Tião Viana e diretor-superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Mâncio Lima, realizaram uma coletiva de imprensa para divulgar o balanço de negócios fechados durante a Expoacre 2017.

Coletiva de imprensa sobre o balanço da Expoacre 2017/Foto: cedida.

Os setores bancários, de veículos, alimentação e bares, comércios e serviços, indústrias, leilões e produtos agrícolas tiveram um aumento considerável, comparados com o ano anterior, somente o setor de ambulantes que apresentou uma pequena queda na arrecadação de valores.

No ano passado o volume foi de R$ 57,9 milhões, este ano a feira de agronegócios apresentou um aumento de aproximadamente 78%, segundo o levantamento.
Os bancos sozinhos representaram neste ano R$ 49,2 milhões em negócios, sendo consolidados como os principais destaques da Expoacre. O setor da indústria aprece logo em seguida, com R$ 32,5 milhões. Já os veículos representaram R$ 7 milhões.

“O resultado foi muito bom, a vitória é de todos. O Sebrae inovou muito, onde o superintendente Mâncio Lima foi o principal apoiador e parceiro do governo nesse empreendimento, quando inovou na economia criativa a frente de oportunidades para gerações futuras e tudo isso foi fomentado durante a feira. Então só temos a agradecer aos nossos parceiros que fizeram do evento um grande balcão de negócios de forma bem mais positiva e grandiosa, em relação ao ano anterior”, disse o governador Tião Viana.

Mâncio Lima considerou a feira como um “divisor de águas” para o órgão, levou uma forma diferenciada de atendimento, estando presente em vários setores.

“O conceito do estande era de levar inovação aos nossos clientes. Queríamos mostrar que era possível vários negócios acontecerem no mesmo lugar. E graças ao empenho de toda a equipe, a cada ano o Sebrae entra com mais força dentro da Feira, com isso sabemos que no próximo ano o trabalho será dobrado para ser melhor que este, digo isso porque a participação do Sebrae teve um nível bastante elevado nos serviços oferecidos e estamos felizes com o resultado”, disse.
ALAMARA BARROS, DA CONTILNET03/08/2017 20:22:42

CONVOCAÇÃO


ESTADO DO ACRE
MUNICÍPIO DE TARAUACÁ
GABINETE DA PREFEITA

DECRETO Nº 92  DE  01  DE  AGOSTO  DE  2017.
 
A PREFEITA DE TARAUACÁ, no uso das atribuições que lhes são conferidas por Lei, em especial o art. 7º, da Lei no 847/2015, e 
CONSIDERANDO, o resultado final do Concurso Público de nº 001/2016, para provimento de vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior do Poder Executivo Municipal, homologado pelo Decreto de nº 17/2017, de 18 de janeiro de 2017, publicado no Diário Oficial do Estado no dia 24 de Janeiro de 2017 denº 11.980, fls. 60; torna pública a convocação para inspeção médica, entrega de documentos do candidato a seguir relacionado:                            
RESOLVE:
Art. 1º. Convocar, para o quadro de pessoal efetivo do Município, o servidor, para o cargo que foi classificado, o qual ingressará na referência, padrão e/ou classe inicial da respectiva carreira:
Agente Comunitário de Saúde (área VII)
Unidade de Saúde Marília Vieira de Lima Souza (corcovado)
Posição
Nº Insc.
Candidato
Vaga P.N.E
Vaga Afro
306205
Maria da Glória de Brito Gomes
Não
Não
Art. 2º. O candidato deverá providenciar, às suas expensas, os exames a seguir especificados: a) Avaliação cardiológica com ECG (eletrocardiograma) e Raio X de tórax, b) Avaliação Clínica com AST, ALT, Anti HB, Anti HBC, Anti HCV, Glicemia, Colesterol Total, Uréia, Creatinina e, c) Laudo Capacidade Física e Mental.
§ 1º. Após obter todos os laudos médicos nas especialidades supracitadas, o candidato deverá se dirigir à Junta Médica Oficial do Município, que será designada para esta finalidade, a ser sediada na Unidade Básica de Saúde “Joao Wanderlei da Silva”, situada na Rua Justiniano de Serpa s/no, no dia 14 de Agosto de 2017, das 13h às 17h. O candidato convocado deverá comparecer munido de todos os laudos exigidos, que deverão estar acondicionados em envelope com o nome do candidato e o cargo.
 § 2º. O candidato deverá comparecer para inspeção médica, munido de documento de identificação original, sendo assim considerado para esta finalidade, carteira expedida pelo Comando Militar, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos e outros); Passaporte Brasileiro; Certificado de Reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; Carteira de Trabalho; Carteira Nacional de Habilitação, de acordo com modelo aprovado pelo artigo 159, da Lei n° 9.503, de 23 de setembro de 1997
 § 3º. Por ocasião da inspeção médica, poderão ser solicitados novos exames, se necessário, para a conclusão do diagnóstico. Após a análise dos laudos comprobatórios, poderá ser emitido o Atestado de Sanidade e Capacidade Física e Mental do candidato. Caso o candidato deixe de entregar algum laudo médico não apresente outros exames solicitados pela inspeção médica oficial, não fará jus ao atestado de sanidade e capacidade física e mental, não sendo permitido a entrega, tampouco o recebimento de exames médicos fora do prazo estabelecido neste Edital.
 Art. 3º. Superada a fase de inspeção médica, o candidato considerado apto, deverá comparecer à Secretaria Municipal de Administração, situada na rua Juvêncio de Menezes, no 395, Centro, no dia 16 de agosto de 2017, das 08h às 12h e apresentar, conforme o caso, em original e cópia autenticada em cartório, os seguintes documentos: a) 2 (duas) fotos 3x4 recentes; b) Carteira de Identidade (original) e 1 (uma) cópia; c) CPF (original) e 1 (uma) cópia; d) Título Eleitoral (original) e 1 (uma) cópia; e) Certidão de que está quite com a Justiça Eleitoral (original); f) Certificado de Reservista (original) e 1 (uma) cópia; g) PIS ou PASEP (original) e 1 (uma) cópia, no caso de já ter sido empregado; h) Carteira de Trabalho (original) e 1 (uma) cópia (página com foto, qualificação civil e páginas de contratos); i) Última declaração do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) ou declaração de regularidade do CPF, junto à Receita Federal; j) Diploma de Conclusão de Nível Superior, requerido para o cargo, (original) e 1 (uma) cópia; k) Comprovante de Endereço atualizado (conta de luz, telefone ou outros) (original) e 1 (uma) cópia; l) Declaração que responde ou não a inquérito policial e a processo administrativo disciplinar (modelo disponível na Secretaria Municipal de Administração); m) Declaração de Acumulação de Cargo, Emprego ou Função Pública, participação em gerência ou administração de empresa privada, de sociedade civil ou exercício do comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário (disponível cópia na Secretaria Municipal de Administração, situado à rua Juvêncio de Menezes, nº 408); n) Declaração de Dependentes (modelo disponível na Secretaria Municipal de Administração) e o) Atestado de sanidade e capacidade física e mental, emitido pela Junta Médica (original), r) Auto-declaração dos candidatos que no momento da inscrição optaram pela cota de VAGA AFRO.
 Parágrafo único. O candidato não poderá deixar de apresentar qualquer dos documentos elencados neste artigo, será considerado inapto e exonerado incontinenti, ficando sem efeito a respectiva nomeação.
Art. 4º. Cumpridos todos os requisitos, o candidato deverá comparecer ao Gabinete da Prefeita, no prédio da Prefeitura de Tarauacá, no dia 18 de agosto de 2017, às 09:00 h., para o ato de posse.
Art. 5º. Este decreto entra em vigor nesta data, revogadas todas as disposições em contrário.


MARILETE VITORINO DE SIQUEIRA
Prefeita de Tarauacá

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tarauacá

CONVOCAÇÃO

ESTADO DO ACRE
MUNICÍPIO DE TARAUACÁ
GABINETE DA PREFEITA

DECRETO Nº 91  DE  28  DE  JULHO  DE  2017.
A PREFEITA DE TARAUACÁ, no uso das atribuições que lhes são conferidas por Lei, em especial o art. 7º, da Lei no 847/2015, e
CONSIDERANDO, o resultado final do Concurso Público de nº 001/2016, para provimento de vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior do Poder Executivo Municipal, homologado pelo Decreto de nº 17/2017, de 18 de janeiro de 2017, publicado no Diário Oficial do Estado no dia 24 de Janeiro de 2017 denº 11.980, fls. 60; torna pública a convocação para inspeção médica, entrega de documentos do candidato a seguir relacionado:
RESOLVE:
Art. 1º. Convocar, para o quadro de pessoal efetivo do Município, o servidor, para o cargo que foi classificado, o qual ingressará na referência, padrão e/ou classe inicial da respectiva carreira:
Agente Comunitário de Saúde (área III)
Unidade de Saúde Maria Hespanhol da Silva
Posição
Nº Insc.
Candidato
Vaga P.N.E
Vaga Afro
300548
Israel do Nascimento Castro
Não
Sim
Art. 2º. O candidato deverá providenciar, às suas expensas, os exames a seguir especificados: a) Avaliação cardiológica com ECG (eletrocardiograma) e Raio X de tórax, b) Avaliação Clínica com AST, ALT, Anti HB, Anti Hbc, Anti Hcv, Glicemia, Colesterol Total, Uréia, Creatinina e, c) Laudo Capacidade Física e Mental.
§ 1º. Após obter todos os laudos médicos nas especialidades supracitadas, o candidato deverá se dirigir à Junta Médica Oficial do Município, que será designada pera esta finalidade, a ser sediada na Unidade Básica de Saúde “Joao Wanderlei da Silva”, situada na rua Justiniano de Serpa s/no, no dia 14 de Agosto de 2017, das 13h às 17h. O candidato convocado deverá comparecer munido de todos os laudos exigidos, que deverão estar acondicionados em envelope com o nome do candidato e o cargo.
 § 2º. O candidato deverá comparecer para inspeção médica, munido de documento de identificação original, sendo assim considerado para esta finalidade, carteira expedida pelo Comando Militar, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos e outros); Passaporte Brasileiro; Certificado de Reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; Carteira de Trabalho; Carteira Nacional de Habilitação, de acordo com modelo aprovado pelo artigo 159, da Lei n° 9.503, de 23 de setembro de 1997
 § 3º. Por ocasião da inspeção médica, poderão ser solicitados novos exames, se necessário, para a conclusão do diagnóstico. Após a análise dos laudos comprobatórios, poderá ser emitido o Atestado de Sanidade e Capacidade Física e Mental do candidato. Caso o candidato deixe de entregar algum laudo médico não apresente outros exames solicitados pela inspeção médica oficial, não fará jus ao atestado de sanidade e capacidade física e mental, não sendo permitido a entrega, tampouco o recebimento de exames médicos fora do prazo estabelecido neste Edital.
 Art. 3º. Superada a fase de inspeção médica, o candidato considerado apto, deverá comparecer à Secretaria Municipal de Administração, situada na rua Juvêncio de Menezes, no 395, Centro, no dia 16 de agosto de 2017, das 08h às 12h e apresentar, conforme o caso, em original e cópia autenticada em cartório, os seguintes documentos: a) 2 (duas) fotos 3x4 recentes; b) Carteira de Identidade (original) e 1 (uma) cópia; c) CPF (original) e 1 (uma) cópia; d) Título Eleitoral (original) e 1 (uma) cópia; e) Certidão de que está quite com a Justiça Eleitoral (original); f) Certificado de Reservista (original) e 1 (uma) cópia; g) PIS ou PASEP (original) e 1 (uma) cópia, no caso de já ter sido empregado; h) Carteira de Trabalho (original) e 1 (uma) cópia (página com foto, qualificação civil e páginas de contratos); i) Última declaração do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) ou declaração de regularidade do CPF, junto à Receita Federal; j) Diploma de Conclusão de Nível Superior, requerido para o cargo, (original) e 1 (uma) cópia; k) Comprovante de Endereço atualizado (conta de luz, telefone ou outros) (original) e 1 (uma) cópia; l) Declaração que responde ou não a inquérito policial e a processo administrativo disciplinar (modelo disponível na Secretaria Municipal de Administração); m) Declaração de Acumulação de Cargo, Emprego ou Função Pública, participação em gerência ou administração de empresa privada, de sociedade civil ou exercício do comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário (disponível cópia na Secretaria Municipal de Administração, situado à rua Juvêncio de Menezes, nº 408); n) Declaração de Dependentes (modelo disponível na Secretaria Municipal de Administração) e o) Atestado de sanidade e capacidade física e mental, emitido pela Junta Médica (original), r) Auto-declaração dos candidatos que no momento da inscrição optaram pela cota de VAGA AFRO.
Parágrafo único. O candidato não poderá deixar de apresentar qualquer dos documentos elencados neste artigo, será considerado inapto e exonerado incontinenti, ficando sem efeito a respectiva nomeação.
Art. 4º. Cumpridos todos os requisitos, o candidato deverá comparecer ao Gabinete da Prefeita, no prédio da Prefeitura de Tarauacá, no dia 18 de agosto de 2017, às 09:00 h., para o ato de posse.
Art 5º. Este decreto entra em vigor nesta data, revogadas todas as disposições em contrário.

MARILETE VITORINO DE SIQUEIRA

Prefeita de Tarauacá

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tarauacá

PREFEITURA DE TARAUACÁ APRESENTA LOGOTIPO DO FESTIVAL DO ABACAXI


Tarauacá se consagra nacionalmente como “A Terra do Abacaxi Grande e da Mulher Bonita”, com a maior produção de frutos “in natura” que chega a pesar até 15 quilos. Em todo o país, não se tem conhecimento sobre a existência do produto dessa magnitude.

Valorizando esta consagração, a prefeitura de Tarauacá vai realizar mais um grande Festival do Abacaxi 2017. O maior evento do abacaxi do Estado que vai acontecer durante três dias. 

O festival promove o encontro entre os trabalhadores rurais, valoriza a cultura do abacaxi, incentiva a produção do produto e trás o resgate do maior festival cultural de Tarauacá. 

O evento é uma festa tradicional em Tarauacá e que aquece a economia local contando com um grande número de turistas. O Festival deste ano está programado para ocorrer nos dias 29, 30 setembro e 01 de outubro de 2017. 

Vale ressaltar que o Festival do Abacaxi foi resgatado em 2011 pela então prefeita na época, e hoje atual Prefeita Marilete Vitorino, quando haviam mais de 6 anos que a festa não era realizada. E novamente, a prefeita Marilete repete a mesma façanha e o traz de volta já este ano para a alegria da população.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tarauacá