segunda-feira, 28 de setembro de 2015

CANCER ADMINISTRATIVO


                  Caros leitores, estamos vivendo a era da modernidade, que denominamos como Tecnologia da Informação a TI, para chegarmos essa fase, tivemos que vencer outras eras muito difíceis. A humanidade já superou a era das cavernas, evolução humana, etc.  O Brasil ultrapassou a era do descobrimento, era colonial, era do feudalismo, era das capitanias hereditárias, era da guerra dos farrapos, era da guerra dos canudos, conquistou a era da democracia, era da direta já, etc.

                  Na política, ultrapassamos a era do militarismo e até vencemos um governo por meio do Impeachment

, em fim, dizem que vivemos na era democrática. Às vezes, paro, penso que tipo de democracia é essa, onde em uma grande metrópole existem várias cidades dos ricos e as cidades dos pobres (favelas), onde o Capitalismo esmaga o socialismo, o direito particular se sobrepõe ao coletivo, o deito de ir e vir só existe para os poderosos, em fim, existe muitas discrepância do real sentido democrático.
                  Estamos vivendo uma era na administração do país onde julgo como ”O CANCER ADMINISTRATIVO”, digo que essa doença, entrou no corpo administrativo por meio de várias fontes: Financiamentos de campanhas, governabilidade, grandes números de partidos políticos, a não qualificação da gestão pública, etc. Faço-vos as seguintes indagações: Vocês acham que quando um grande empresário financia a campanha de um determinado candidato e ele elege-se vai trabalhar para o povo ou o empresário? Por que existem vários partidos políticos? A resposta desses questionamentos  encontramos quando analisamos o real sentido da governabilidade hoje explorada. Hora, estamos vendo dois partidos se digladiarem internamente em busca do poder no cenário nacional, onde o partido que governa, na busca por governabilidade, destrói financeiramente os cofres públicos, o outro que em tese também é governo, suga o próprio sangue para tomar o poder, essa transfusão faz com que o partido governante, aumente os juros, descontrole da inflação, aumente o desemprego, diminua a demanda etc.
                  A crise que estamos passando, julgo que não é uma crise gerada por falta de financias, mais sim, pela tentativa compra desesperada da governabilidade, o que acho em vão, o governo já perdeu a governabilidade, é questão de tempo perder o poder, governo nenhum sobrevive sem governabilidade, é só olhar as histórias dos nossos antepassados, as percas de reinados, por exemplo.
                  Digo que não faltam recursos por que somos o país com a maior biodiversidade do mundo, temos a maior bacia hidrográfica, um dos maiores em território, a maior floresta nativa do mundo, tem muitos minérios e temos petróleo, por que estamos em crise? Será que não estamos pagando muito caro essa tal governabilidade?
                  Precisamos está antenados, a política, é como a Bíblia sagrada, existem várias interpretações mais não significa que todas são corretas, a mídia sobrevive de noticias, sejam elas certas ou errôneas, o poder de cura desses “CANSE ADMINISTRATIVO” está em cada um de nós!


                 Escrito por Ricardo Lima Universitário de Administração Publica pela UFAN.

Nenhum comentário: