quarta-feira, 27 de junho de 2018

Minoru Kinpara cumpre agenda política em Tarauacá



O Professor e ex-reitor da UFAC, Dr. Minoru Kinpara, esteve no município de Tarauacá nesta quinta-feira (21), cumprindo agenda como Pré-candidato a Senador da República. Kinpara que foi eleito Reitor da Universidade Federal do Acre por duas vezes, abriu mão de terminar seu mandato de reitoria para disputar uma vaga ao Senado.

Minoru logo cedo concedeu entrevista ao programa jornalistico mais ouvido no município, o Programa Terminal Comunitário que faz parte da grade de programação da Rádio Comunitária Nova Era FM — onde teve a oportunidade de apresenta-se a população Tarauacaense falando dos seus objetivos e o porque de ter aceitado o convide de ser Pré-candidato (Apesar de seu nome já ser bem conhecido em Tarauacá).

Depois da entrevista seguiu agenda visitando setores públicos importantes como o Núcleo Estadual de Educação e Secretaria Municipal de Educação, além de conversar com lideranças locais e amigos, sempre acompanhado da Pré-candidata a Governadora do Estado , Janaína Furtado, ambos do mesmo partido (Rede Sustentabilidade).

ALDEIA 27 (Colônia 27) – RESERVA INDÍGINA

Minoru Também esteve visitando a chamada “Aldeia 27”, situado entre o trecho Tarauacá/Cruzeiro, cujo o percusso se dá por uma estrada vicinal. O Pré-candidato foi recebido pelo Cacique Assis Kaxinawá, liderança indígena da comunidade que acomoda mais de 180 famílias.

Em um bom-papo sobre saúde, educação, produção e etc. O Cacique deu boas vindas ao pré-candidato e disse que a comunidade está aberta ao dialogo. Falou sobre a política nacional, Estadual e local. “Muitos pesam que índio tem dono, mas não somos submissos a ninguém! Temos nossas próprias convicções. Acham que precisamos de assistencialismo? Não, estão errado! Somos conscientes de nossos deveres e direitos. O que queremos é políticos de bom caráter, que lute não só pelo povo indígena, mas por todos nós. Queremos que nossos filhos e filhas tenham acesso ao ensino superior, que fortaleçam e nos dê condições de escoar nossa produção”, salientou Assis.

Kinpara ouviu atentamente a comunidade, falou um pouco da sua história. “Meu pai erá Japonês e tive vários oportunidades de morar no exterior ou em grandes Estados. Mas, o Acre me conquistou. Eu cheguei aqui com cinco ano, esse é meu Estado de coração e não me conformo apenas ficar sentado em uma sala com ar-condicionado sendo servido. Eu quero que esse Estado cresça principalmente na área educacional. Exemplo! Alguém aqui já ouviu falar de algum país desenvolvido que cresceu em todas as áreas sem educação de qualidade? Não! A educação é a base de tudo. A base do desenvolvimento de um país, além dos serviços essenciais como saúde e etc..”, frisou Minoru.

Nenhum comentário: