sexta-feira, 24 de maio de 2019

Indígenas protestam na Aleac por investimentos em educação, saúde e meio ambiente

“Apareça governador, venha nos conhecer e ouvir a voz hoje silenciada nas aldeias”, dizem eles

Indígenas Huni Kui, da aldeia Kazinawá, no Rio Jordão, realizam manifesto na manhã desta quarta-feira (22), em frente à Aleac, na luta por mais investimentos na educação, saúde, meio ambiente, cultura e demarcação dos seus territórios.

“Saímos da nossa aldeia pela primeira vez para estar aqui nesta Casa, que dizem ser do povo. Mas o nosso povo está sofrendo nas aldeias sem recursos. Queremos chamar também o governador Gladson Cameli para participar junto conosco da quarta assembleia geral da nossa Federação Indígena do Povo Huni Kui do Acre, para unificar nossos direitos”, destacou José Nelson.

I
ndígenas se concentraram na galeria da Aleac/Lane Valle

As mulheres também marcaram presença no protesto e criticaram o atual governo pela falta de sensibilidade em dialogar com as indígenas.

“O tempo de cativeiro já passou, estamos em tempos de modernidade. Nós mulheres também temos voz, e o senhor governador terá que nos ouvir. Nós que conduzimos o artesanato, hoje desvalorizado e esquecido. Por isso solicitamos a presença do governador para ouvir a nossa voz, aproveitando para nos conhecer”, disse uma das manifestantes durante o protesto.

Nenhum comentário: