quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Após resultado das eleições, Rodrigo Damasceno diz que “a chapa ideal seria unir direita e esquerda”.


Rodrigo Damasceno consultando . Foto: Jardy Lopes

Após o resultado das eleições municipais de 2020, o ex-prefeito Rodrigo Damasceno , de 36 anos, concedeu uma entrevista ao Portal Tarauacá, conduzida pelo editor do site , o jornalista Leandro Matthaus. O médico e político participou ativamente da campanha da mãe, a empresária Bebé Damasceno ( PSDB), que concorreu como vice na chapa do Abdias da Farmácia (DEM). Ficando em segundo lugar no pleito. 

O ex- gestor governou Tarauacá no ano do centenário de emancipação política e administrativa do município. De 2013 a 2016. Perdeu a reeleição, mas era cotado, segundo as pesquisas, para ser eleito no pleito desse ano. Contudo, a esposa dele, a fisioterapeuta Ursula Prado, se opôs a candidatura do médico novamente ao cargo de prefeito. 

Entre seguir unido a mãe de seus filhos e buscar ser novamente gestor, Damasceno preferiu ficar perto dos filhos e da esposa. Embora, segundo ele, não foi um decisão fácil deixar de concorrer ao cargo e fazer um mandato diferente do primeiro, corrigir as falhas e deixar um legado ainda melhor. 

Sobre seu futuro político, Damasceno diz que no momento não pretende ser candidato, mas continuará atuando nos debates políticos e manterá o trabalho da Clínica São Bernardo Solidária. 

Portal Tarauacá: Sr. liderava as pesquisas com mais de 30% da preferência do eleitorado, mas decidiu renunciar a disputa pela reconstrução de sua família. Como foi ter que fazer essa escolha?

Rodrigo: Leandro, não foi uma decisão fácil. Gostaria de ter sido candidato. Para dar à população de Tarauacá uma oportunidade de consertar a história. Mas precisava preservar minha família. Sou apaixonado pelos meus filhos. E só em pensar em ficar longe deles, seria algo que não conseguiria conviver.

Portal Tarauacá: O Sr. liderava um grupo e de repente mudou para um outro projeto político que tinha um outro candidato. Como foi ter que lidar com isso e quais as consequências políticas para formar novas alianças no futuro?

Rodrigo Damasceno: Também não foi fácil. Não queria que a minha mãe fosse candidata e tentei até onde pude consertar essa situação, mas não consegui. E a partir do momento que não tinha mais como voltar, entrei de corpo e alma, pois se tratava da minha mãe e mãe só temos uma

Portal Tarauacá: Se o Abdias tivesse vencido a eleição, muitos diriam que foi graças ao seu apoio, mas com a derrota dele, qual é o peso disso para o futuro político do Sr.?

Rodrigo Damasceno: O Abdias é um cara do bem, acho que ele entra com força para o campo das lideranças políticas de Tarauacá. Nessa eleição, ele teve a oportunidade de ficar conhecido nos lugares que ainda não era. Por isso, vejo como um futuro promissor. Sobre meu futuro político, vejo que tem algo que o limita que se chama família. A Úrsula [mulher] é totalmente contra. Não vejo, nesse momento, a possibilidade de retornar como candidato.

Portal Tarauacá: Como foi ser o coordenador político de uma chapa com a sua mãe sendo candidata?

Rodrigo Damasceno: É melhor do que ser candidato. A pressão é menor. Tivemos algumas dificuldades por conta que uma parte do grupo que estava acostumado a trabalhar seguiu outro caminho e tivemos que formar novos quadros e aos 45 do segundo tempo. Hoje sou grato pelas pessoas que pude conhecer melhor e visualizar potências que ainda não conhecia. Sobre a eleição em si, vi que eu tenho uma dificuldade. Que ao meu ver fez a diferença nessa eleição. Não sou de fazer “operações” e pelo que escutamos nas ruas foi utilizado muito esse subterfúgio. Sei fazer campanha na luz e falando de propostas. Acho que algumas pessoas em Tarauacá deveriam repensar os motivos que levam a escolher um candidato. A consequência disso vem depois. Pois não se gasta algo que você depois não queira cobrar o preço do investimento.

Portal Tarauacá: Na sua visão, qual seria a chapa ideal com sua saída da disputa para enfrentar a chapa da situação?

Rodrigo Damasceno: A chapa ideal, seria uma chapa que unisse direita e esquerda. Tiveram 13.101 votos que não aprovaram o grupo político que está na condução atual da administração de Tarauacá. Eles ganham a eleição com pouco mais de 5461 votos. O problema é que nós fomos divididos demais e subestimamos o poder de “operação” do outro grupo. Se somar os votos do Abdias e Batista dá um total de 9.130 votos. Esse cenário não tinha “operação” que desse jeito.

Portal Tarauacá: Nesses próximos quatro anos Rodrigo Damasceno vai se dedicar exclusivamente à medicina ou vai se manter na vida política de forma ativa?

Rodrigo Damasceno: Meu pensamento é esse Leandro. Não sou de fugir a um embate. Mas também não sou de provocar por conta própria. Seguirei morando em Tarauacá, fazendo meu trabalho de médico e minhas ações da clínica São Bernardo Solidária. A política passa, mas os bons propósitos ficam.

Portal Tarauacá: Qual sua opinião sobre a futura prefeita de TARAUACÁ, Maria Lucinéia (PDT)? E qual seria o conselho para ela no tocante a administração pública?

Rodrigo Damasceno: Faça política grande. Não persiga ninguém. E cuide de Tarauacá, sem pensar em um só grupo. Você vai ter uma gestão que vai enfrentar uma crise econômica pela frente. Pouco espaço para acomodar pessoas. Então o conselho que dou é que priorize investimentos, quadro técnico e esteja sempre aberta a ajudar a população carente via políticas sociais, pois vamos em breve ter muitas pessoas em dificuldade no nosso município com o fim do auxílio emergencial. E não esqueça que é seu CPF que estará junto com sua caneta, tenha sempre muito cuidado em tudo que for fazer.

Por fim, a tenho como sendo uma pessoa muito religiosa, deixo a mensagem que a irmã Nelda uma vez me deu:

“Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado…

Resignação para aceitar o que não pode ser mudado…

E sabedoria para distinguir uma coisa da outra.”

São Francisco de Assis

Portal Tarauacá: Defina em poucas palavras

Quem é Rodrigo Damasceno? Uma pessoa obstinada a fazer sempre o melhor.

O que é ser prefeito? Tarefa difícil para quem quer trabalhar direito.

Qual a lição de vida que você tirou após perder a eleição? Nada acontece em nossas vidas por acaso.

Família? Nosso maior patrimônio.

Prefeito? Tarefa difícil para quem quer trabalhar direito.

Um líder que te inspira? Ciro Gomes

Por portaltarauaca

Nenhum comentário: