segunda-feira, 8 de março de 2021

Petecão entrega "dossiê oral" para Bolsonaro, traz resultados negativos para o Acre e antecipa disputa pelo governo



Angélica Paiva, do Notícias da Hora Coluna da Angélica 08 Março 2021

Bastidores

O governador Gladson Cameli e o senador Sérgio Petecão (PSD), travam uma guerra surda nos bastidores. Uma prévia da disputa pelo governo do estado em 2022. A guerra vai além dos desmentidos através de notas. Quem estava no voo do Acre para Brasília, junto com o presidente Jair Bolsonaro fala de uma "conversa esclarecedor" a de Petecão com o presidente com resultados negativos para o governador. A espécie de “dossiê oral” que teria ido desde a proximidade com o governador de São Paulo, João Dória, até ataques proferidos contra o presidente por comissionados do governo do estado teria chegado ao conhecimento de Gladson. Bastidores em ebulição.

-...em ebulição

Quem estava no voo, entregou a conversa à Gladson. Petecão, saiu desgastado do confronto com o governador. Principalmente em relação aos questionamentos sobre as condições da Saúde, mas preso por cargos não reagiu, embora tenha tido papel determinante na desconstrução da narrativa do herói que luta sozinho. Enquanto os dois se digladiam, Márcio Bittar (MDB), vai subindo os degraus. Ele está criando um grupo dentro do MDB com o objetivo de chegar à presidência do partido e indicar o vice de Gladson em 2022. Isso garantiria para o senador, a centralização na indicação de cargos no governo. Paralelo a isso pretende eleger a esposa, Márcia por outro partido, possivelmente o PSL e o filho João Paulo por um terceiro partido, provavelmente o Republicanos.

.Caminhos

O senador Márcio Bittar (MDB), mantém a prática de alimentar e aumentar sua constelação. Ele num partido, a esposa noutro, o filho noutro e amigos fiéis em outros. Uma candidatura nesses moldes com partidos satélites tem força. Aguarda-se para os próximos dias a posse do filho dele, João Paulo Bittar, na presidência do Republicanos, partido que perdeu seus representantes tanto na esfera estadual como na federal.

Memória

O Republicanos passou a existir de fato no Acre, a partir do trabalho de Diego Rodrigues, ex-diretor do Procon. Foi o empenho dele que garantiu dois mandatos de vereador ao pastor Manuel Marcos, que chegou a presidente da Câmara de Vereadores da capital; dois mandatos estaduais para a mãe dele, Juliana Rodrigues e dois mandatos federais, Manuel Marcos e Alan Rick, atualmente no Democratas. Diego articulou e conduziu a “chapinha”, formada pelo PRB, Podemos, PPL, Psol, Pros, PRP, PV e PMB, o que foi fundamental para a vitória de Manuel Marcos à Câmara dos Deputados.

Fogo

O procurador-geral da República, Augusto Aras, tocou fogo no parquinho do Legislativo acreano e semeou tensão no meio político. O que os deputados tentaram evitar ao antecipar a eleição da mesa diretora de dezembro para julho de 2020, pode acontecer em proporções maiores caso a eleição seja anulada. O STF analisa o entendimento de Aras que impede reeleição para a presidência da mesa diretora no mesmo mandato. A expectativa é que os Ministros votem a matéria ainda no primeiro semestre deste ano. A antecipação da reeleição se justificou como meio de evitar o conflito no pós eleição municipal, quando os ânimos estariam acirrados e as mágoas à flor da pele. O que evitaram pode acontecer em proporções maiores numa eleição de presidência durante a pré-campanha da eleição de 2022. Entre os deputados é grande o temor de uma “carnificina” em plenário.

Bestene X Jenilson

Caso o STF decida apenas pela anulação da eleição do presidente, existe a possibilidade dos deputados entrarem em consenso e colocarem o vice-presidente Jenilson Leite (PSB) na presidência. Mas o consenso é difícil de ser construído. Quando Jenilson foi reeleito vice-presidente, sua companheira de partido, Socorro Néri era apoiada pelo governador Gladson Cameli, que tem maioria na Assembleia. Agora o cenário é outro e o vice-presidente é um dos maiores críticos da falta de ações efetivas para a gestão da pandemia. Uma nova eleição abre espaço para outros pretendentes. José Bestene (PP) que já foi presidente do poder e que andou se articulando quando Nicolau foi lançado é um destes. Com mágoas no bolso, Bestene anda se aproximando da oposição. Luis Tchê (PDT), que se articula muito bem em qualquer governo de qualquer partido, pode tentar realizar o velho sonho. Mas a oposição também poderá jogar bem o jogo e apoiar por exemplo Meire Serafim ou Antônia Sales, marchar junto com o MDB e liquidar a questão. Uma prova de fogo para o líder do governo, Pedro Longo (PV).

Modulação

Na Assembleia Legislativa do Acre a esperança tem nome: Modulação dos efeitos. Se esse entendimento for adotado, o STF permitirá que o efeito da decisão passe a valer a partir da próxima eleição, o que garantiria a conclusão do mandato de Nicolau Júnior como presidente do Legislativo. Na casa a torcida é por essa alternativa. A maioria dos deputados entende que há outras pautas prioritárias e que uma desunião por conta de uma eleição interna seria prejudicial aos trabalhos. Por lá o assunto é tabu. Ninguém quer falar.

Com Huck

Situação difícil também se apresenta para os dois deputados estaduais do PSB. Caso a executiva nacional do partido consiga convencer o apresentador Luciano Huck a disputar a presidência da República pelo partido, os anti-liberais Jenilson Leite e Manoel Moraes terão que fazer campanha para o global. As conversas de Luciano Huck com o PSB ocorrem desde o ano passado estimuladas pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB), e por sua namorada, a deputada federal Tábata Amaral (PDT). O casal integra o Renova BR-grupo de renovação e formação política que tem o apoio do apresentador.

Relatório

O deputado Daniel Zen (PT) fez um relatório preocupante sobre a situação dos hospitais visitados pela Comissão de Acompanhamento da Covid. Segundo ele, Feijó e Rodrigues Alves estão em situação precária e o de Manoel Urbano em situação precaríssima. Tarauacá necessita da instalação de uma usina de oxigênio,com urgência. Cruzeiro do Sul necessita urgentemente da ampliação do número de leitos de UTI e de enfermaria destinados a pacientes de covid, para suprir a demanda que já ultrapassa o número de leitos. “Em todos observamos a exaustão das equipes da Saúde que estão se matando de tanto trabalhar, para dar o melhor atendimento possível e a população parece não estar nem aí para adotar os cuidados mínimos, cumprir com as medidas decretadas”.

Apagão

O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) pediu informações ao Ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque e à administração da concessionária da Hidrelétrica Santo Antônio a respeito da possibilidade de apagão no Acre: “já é a segunda vez que se ventila essa possibilidade e não podemos ficar esperando acontecer. É preciso agir para evitar. Também temos que ser esclarecidos para não sermos pegos de surpresa se for uma jogada para garantir a desapropriação de uma área maior”. A primeira vez que o Acre foi citado como possível vítima de falta de energia elétrica foi em novembro de 2020, quando o Amapá sofreu o apagão.

...no Acre

O Sindicato dos Urbanitários inicia nesta semana uma campanha para que a classe política se mobilize para esclarecer a anunciada possibilidade de apagão no Acre e destaca que 50% do estado tem energia isolada e não depende do linhão e os outros 50% não recebem energia de Rondônia. Mas destaca que caso aconteça algum problema, o Acre não dispõe de um parque de reserva: “Quando o linhão foi estabelecido o parque gerador foi desativado e o maquinário foi enviado para outros estados. É um problema sério e a classe política precisa se mobilizar. Nós vamos cobrar”. Disse Marcelo Jucá. Em tempo, apenas o deputado Luiz Gonzaga e o Sindicato dos Urbanitários tentaram evitar a retirada dos geradores de energia do estado.

Preocupante

A chamada variante de Manaus é mais transmissível e mais letal. Ela provoca 27% a mais de mortes e 35% a mais de casos de covid. Com base nas estatísticas do Acre, os especialistas arriscam uma previsão preocupante e apontam para a possibilidade de contabilizarmos 30 mortes por dia, nos próximos dias. Eles se baseiam nos números de infectados e esclarecem que com a nova variante é possível que em cada 600 casos por dia, 10% necessitem de UTI. Será impossível disponibilizar 60 novos leitos de UTI por dia.

Bom dia, José Adriano Mendes Silva, diretor-presidente da Energisa-Acre. Quer dizer que a empresa conseguiu iluminar os seringais do Acre? Só isso explicaria a cobrança de taxa de iluminação pública nas contas dos ribeirinhos do Rio Croa, zona rural de Cruzeiro do Sul. Que maravilha! A floresta toda iluminada né?
noticiasdahora.com

Nenhum comentário: