quinta-feira, 17 de março de 2022

Vereadores propõem ‘Títulos de Cidadão Tarauacaense’ e ‘Honra ao Mérito’



Por Reginaldo Palazzo - No início da Sessão de hoje 15/03 os Vereadores durante o Pequeno Expediente aprovaram por unanimidade a Ata da Sessão anterior.

Ainda no Pequeno Expediente tivemos umas ‘Proposições Especiais’ com Indicações para algumas pessoas receberem ‘Títulos de Cidadãos Tarauacaenses’ e de ‘Honra ao Mérito’.

Para essas aludias Indicações tivemos a presença de grande número de Integrantes da UDV - Centro Espírita Beneficente União do Vegetal aqui do município de Tarauacá que vieram prestigiar esse inicial e honroso momento de lembrança e reconhecimento.

Já no Grande Expediente tivemos o PL Nº003/2022 oriundo do Executivo Municipal, Projeto esse que entrou em apreciação e que trata de confissão de dívida e renegociação de débitos em moratória a ser celebrado entre o município de Tarauacá e a ENERGISA e que portanto a partir de agora será analisado pelas respectivas comissões.

Tivemos também a presença de um grupo de cidadãos tarauacaenses moradores do bairro da praia que vieram se manifestar solicitando apoio dos Vereadores para resolver problemas de abastecimento de água.

Os Vereadores lembraram que apesar do DEPASA ser da alçada Estadual, não se esquivaram dessas antigas reivindicações e já foram a Rio Branco solicitar várias vezes a melhora do abastecimento que reconhecem estar defasado, mas solicitaram também que esses moradores entrem em contato com Deputados Estaduais que inclusive foram eleitos com muitos votos de Tarauacá para que os ajudem a resolver esse problema.

Já o Presidente Chico Batista em sua fala disse que recebeu vídeos de reuniões feitos na comunidade culpando a atual gestão por essa celeuma.

“Não canso de saber e dizer de onde parte essa politicagem. É muita hipocrisia de um sujeito que passou 20 anos ao lado dos figurões que poderiam ter feito alguma coisa por essa população, vir agora cobrar essa mesma coisa que eles não fizeram com todo apoio que tinham do Presidente da República e Governador do Estado da época, sem contar que dispunham da superintendência do órgão responsável pela captação e distribuição de água”.

Ainda sobre o assunto, exortou os manifestantes a refletirem pois estão sendo manipulados como massa de manobra por um partido que fez do órgão competente pela água que hoje cobram, um complexo cabide de emprego.

Proposições:

Os Vereadores presentes fizeram hoje as seguintes Proposições:

Do Gabinete do Vereador Árife Eleamen veio o Pedido de Providência Nº 10/2022 para que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, providencie a limpeza na rua e córrego da Travessa Maria Anália, bairro Centro.

Justificativa:

Tal Pedido de Providência justifica - se, tendo em vista que as valas estão obstruídas com lixo e a rua encontra-se com muito capim nas laterais.

Indicação Nº 007/2022 para que a Câmara Municipal conceda o Título de Cidadão Tarauacaense “in memoriam” ao senhor Francisco Adamir de Lima.

Justificativa:

Tal Indicação justifica-se, pois essa homenagem é o mínimo que a Câmara Municipal poderia fazer, visto que esse cidadão prestou relevante trabalho em sua função como membro do Conselho da Administração Geral do Centro Espirita Beneficente União do Vegetal, bem como o Conselho de Recordação dos Ensinos do Mestre José Gabriel da Costa, fundador da referida Doutrina Espiritual.

Mestre Adamir, como era conhecido atuou de forma efetiva com o objetivo de consolidar a presença da União do Vegetal no Brasil e Estado do Acre, especialmente neste longínquo município de Tarauacá, onde sua palavra e sua presença marcaram de forma destacada, todos aqueles que com ele conviveram e dele receberam as primeiras instruções.

Por esta razão, conto com o voto favorável dos Nobres Pares, para a presente proposta, que objetiva conceder uma justa homenagem a esse amigo de Tarauacá, irmão e mestre Francisco Adamir de Lima, que desencarnou no dia 28 de maio de 2021, concedendo-lhe o Título de Cidadão Tarauacaense “in memoriam”.

Do Gabinete do Vereador Dikim vieram:

A Indicação Nº 008/2022 para que a prefeitura, retorne com os serviços de carrocinha do Centro de Zoonoses.

Justificativa:

Tal Indicação justifica-se, tendo em vista a finalidade de proteger as pessoas dos riscos de contraírem doenças e de serem atacadas pelos cães e também prevenir de possíveis acidentes de trânsito.

Indicação Nº 009/2022 para que a prefeitura, retorne com os serviços varrição de ruas.

Justificativa:

Tal Indicação justifica-se, tendo em vista que trará melhorias para a população no deslocamento e amenizará o aumento da poeira, trazendo assim benefícios para a saúde dos munícipes.

Indicação Nº 010/2022 para que a prefeitura, através da Secretaria de Saúde dê continuidade a casa de apoio em Cruzeiro do Sul.

Justificativa:

Tal Indicação justifica-se, tendo em vista que há muitos pacientes que realizam tratamento fora de domicilio na Cidade de Cruzeiro do Sul e a maioria não possuem condições financeira de arcar com as despesas de estadia.

Indicação Nº 011/2022 para que a prefeitura, retorne com os serviços de vigias nos postos de saúde.

Justificativa:

Tal Indicação justifica-se, tendo em vista que o sistema de câmeras de segurança não tem sido eficaz, pois teve alguns furtos em alguns postos.

Do Gabinete do Vereador Carlos Alberto veio o Pedido de Providência Nº 011/2022 para que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura providencie a reparos dos açudes do Projeto Taquari, localizado na BR364 sentido Tarauacá/ Cruzeiro do Sul. Conforme a Lista em anexo dos beneficiários do Projeto aludido.

Justificativa:

Tal Pedido de Providência justifica - se, tendo em vista que a comunidade sofre com a falta de abastecimento de água.

Do Gabinete da Vereadora Maria Gleiciane vieram 2 indicações:

A 1ª foi a de Nº 012/2022 para que a prefeitura retorne com os serviços dos desaglomeradores.

Justificativa:

Tal Indicação justifica-se, tendo em vista que os desaglomeradores organizaram as filas e distribuíram álcool para higienização das mãos das pessoas nos bancos. Evitando assim a proliferação do covid 19 e outros vírus.

E a 2ª foi a de Nº 015/2022 para que seja implantado na Caixa Econômica em Tarauacá o Sistema “AGILIZA CAIXA”.

Justificativa:

Tal Indicação justifica-se, tendo em vista que facilitará o atendimento dos usuários, trazendo agilidade e rapidez no atendimento.

Do Gabinete da Vereadora Veínha também vieram 2 indicações:

Foram elas:

Indicação Nº 013/2022 para que a Câmara Municipal conceda o Título de Honra ao Mérito ao Senhor Francisco Jânio Melo da Silva.

Justificativa:

Tal Indicação justifica-se, pois essa homenagem é o mínimo que a Câmara Municipal poderia fazer, visto que esse cidadão apresenta relevante trabalho em sua função de Professor, também já contribuiu na administração do Município na função de Secretário de Finanças distinguindo-se por sua competência, lisura, postura ética e humana.

E desde os anos 1980 o mesmo iniciou o trabalho em nosso município com o Chá Ayauasca ou Hoasca como é conhecido na União do Vegetal. Contribuindo sobremaneira para a implantação em nosso município, no ano de 1992, do Centro Espirita Beneficente União do Vegetal como responsável pelos trabalhos iniciais da UDV.

O mesmo também demonstrou seu talento na esfera cultural como um dos principais compositores musicais de nossa terra, decorrendo daí sua mais brilhante e notória composição em parceria com o músico Rogério Craveira: o magnifico Hino Tarauacaense.

Assim, por toda essa dedicação e esforço aqui apresentado, conto com o voto favorável dos Nobres Pares, para a presente indicação, que objetiva conceder uma justa homenagem ao Professor Francisco Jânio Melo da Silva o Título de Honra ao Mérito.

E a Indicação Nº 014/2022 para que a Câmara Municipal conceda o Título de Honra ao Mérito a Senhora Maria Cremilda Dantas de Figueiredo.

Justificativa:

Tal Indicação justifica-se, pois essa homenagem é o mínimo que a Câmara Municipal poderia fazer, visto que essa cidadã apresentou relevante trabalho como Servidora Pública no INCRA, também conselheira do Centro Espirita Beneficente União do Vegetal, onde desenvolveu um trabalho de excelência, pois acolhia todos os que procuravam, sempre ofertando uma palavra amiga, um conselho sincero, um prato de comida a quem necessitava e até um teto aos enfermos e desvalidos.

Sendo assim, conto com o voto favorável dos Nobres Pares, para a presente indicação, que objetiva conceder uma justa homenagem a essa verdadeira conselheira e amiga leal e sincera Maria Cremilda Dantas Figueiredo o Título de Honra ao Mérito.

A próxima Sessão Ordinária está prevista para a próxima terça-feira dia 22/03.

(assessoria)

Nenhum comentário: