sábado, 18 de novembro de 2023

Mães, casadas, trans, plus size e 30+: Miss Universo 2023 é o mais diverso da história; conheça competidoras

Todos esses perfis de mulheres estarão neste sábado (18), pela primeira vez, ao mesmo tempo, entre as 85 candidatas que vão disputar a coroa de mais bonita do mundo. Na reportagem, conheça algumas das mulheres que estarão no concurso.

Por Daniela Scalabrini, g1

18/11/2023 06h30 Atualizado há 2 horas

O 72º concurso do Miss Universo acontece neste sábado (18), fazendo história em El Salvador. Candidatas de diversas nações vão disputar a coroa, que atualmente pertence à norte-americana R'Bonney Gabriel, de 29 anos. E a competição tem novidades em 2023.

Em agosto de 2022, o Miss Universo comunicou alterações nas regras criadas em 1952, passando a aceitar não apenas mulheres trans, mas também mulheres grávidas, que tenham filho e que foram ou são casadas. O anúncio foi emitido pela CEO da competição, Amy Emmerich. Outra novidade é que a competição também vai passar a aceitar mulheres com mais de 28 anos.

Este ano, a competição vai contar pela primeira vez com duas mães, duas mulheres trans e uma mulher com 30 anos na mesma edição. A mudança na regra é uma das maiores reviravoltas da história da competição, que antes só permitia mulheres solteiras, com idade entre 18 e 28 anos, que nunca foram casadas ou tiveram filhos.

Conheça algumas das mulheres que estão na competição


Rikkie Valerie — Foto: Reprodução/Instagram

A modelo Rikkie Valerie Kollé, 22 anos, se tornou a primeira participante transgênero a vencer o Miss Universo Holanda este ano. Natural de Breda, ela recebeu em julho a coroa pela ganhadora do ano anterior, Ona Moody, e pela atual Miss Universo, a americana R’Bonney Gabriel.

Marina Machete — Foto: Reprodução/Instagram

A comissária de bordo e modelo Marina Machete foi coroada Miss Portugal em outubro. Natural da vila portuguesa de Palmela, em Setúbal, ela é a primeira mulher trans a ser coroada neste concurso em seu país.
Jane Garrett — Foto: Reprodução/Instagram

Quebrando muitos estereótipos relacionados ao corpo, principalmente em uma competição como o Miss Universo, Jane Garrett, do Nepal, é a primeira competidora plus size.

Michelle Cohn — Foto: Reprodução/Instagram

A miss da Guatemala Michelle Cohn entrou para a história, em agosto, como a primeira mãe a disputar a competição mundial de beleza. Aos 28 anos, a modelo tem dois filhos.

Camila Avella — Foto: Reproução/Instagram

Em setembro, a colombiana Camila Avella foi eleita Miss para o posto de Miss Colômbia. Ela é a primeira mãe a carregar a faixa do país no mundial.

Yuliia Pavlikova — Foto: Reprodução/Instagram

Com 30 anos, a Miss Bulgária Yuliia Pavlikova é a mulher mais velha entre as competidoras. Com a mudança nas regras e o limite de idade alterado, todas as mulheres passaram a ser elegíveis a se candidatar.

E o Brasil?

Maria Brechane — Foto: Reprodução/Instagram
Fonte: globo.com/https://g1.globo.com/

Nenhum comentário: